Rev. Luis Roberto Navarro Avellar

“Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem.” (Romanos 12.21)

Quem de nós nunca foi ofendido, magoado, injustiçado ou até mesmo perseguido por outras pessoas? Quem nunca foi alvo da maldade praticada por outras pessoas?

Em nossa sociedade corrompida pelo pecado, o mandamento é: se alguém te faz o mal, pague na mesma moeda! No entanto, não foi esse o exemplo que Cristo nos deixou através da sua vida e também não é esse o mandamento bíblico que o apóstolo Paulo escreveu e que lemos acima, onde aprendemos que devemos vencer o mal com o bem.

Em Romanos 12, o apóstolo Paulo nos ensina os seguintes princípios acerca das formas de vencer o mal com o bem*:

1) A Fala Correta. v.14: “abençoai os que vos perseguem, abençoai e não amaldiçoeis.”. Ao sermos ofendidos, é possível que queiramos responder amaldiçoando nossos ofensores, porém, devemos perdoar e abençoar os que nos perseguem. Devemos usar nossas palavras para ajudar os que nos ofendem.

2) O Plano Correto. v.17: “Não torneis a ninguém mal por mal; esforçai-vos por fazer o bem perante todos os homens”. Devemos planejar como revidar o mal realizado contra nós. Se não planejarmos nossa reação, responderemos de forma natural e emocional, ou seja, de forma carnal, pagando o mal com o mal. É preciso planejar antecipadamente, decidindo firmemente de coração fazer o bem contra o mal.

3) A Perspectiva Correta. vs. 18,19: “se possível, quanto depender de vós, tende paz com todos os homens; não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar à ira; porque está escrito: A mim me pertence a vingança; eu é que retribuirei, diz o Senhor”. Devemos determinar nossa responsabilidade, sabendo que não somos responsáveis pela reação da outra pessoa e pela vingança. Somos responsáveis por retornarmos com o bem cada e todas as vezes que nos fizerem o mal. Não podemos “brincar de Deus”, a Ele pertence a vingança.

4) O Alvo Correto. v. 21: “Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem”. Nosso alvo é glorificar a Deus. Fazemos isso quando retribuímos o mal com o bem. Nosso alvo é sermos semelhantes a Cristo, ele não pagou o mal com o mal, pelo contrário: “pois ele, quando ultrajado, não revidava com ultraje; quando maltratado, não fazia ameaças, mas entregava-se àquele que julga retamente”. (1 Pedro 2.23)

___________
* Baseado no material da ABCB (Associação Brasileira de Conselheiros Bíblicos).
Texto publicado no boletim da Igreja Presbiteriana de Jundiaí de 24/11/2013.

IP Jundiai

CategoryArtigos
Left Menu Icon