“O Senhor era com José, que veio a ser homem próspero”. (Gênesis 39.2)

Não há lugar melhor para servir a Deus do que onde ele colocou você. Não há emprego perfeito, família impecável, nem um conjunto de circunstâncias livre de problemas. Aqueles de nós que buscam constantemente pela vida ideal, esquecendo-se de que a perfeição é reservada para o céu, se colocam em uma jornada que será marcada por frequentes decepções.

É um eufemismo dizer que as condições que José experimentou foram menos que ideais. Após começar sua vida como o objeto do amor especial de seu pai, ele se encontrou como o objeto dos negócios de comerciantes de escravos. A segurança do lar de sua família foi trocada pelas algemas da escravidão.

Como José, todos nós vemos nossas circunstâncias mudarem com o tempo. Podemos nos mudar para longe da casa em que moramos por tanto tempo; nossos entes queridos podem enfrentar turbulências; dificuldade financeira ou problemas de saúde podem ocorrer inesperadamente. Poucos de nós, entretanto, experimentaram um colapso tão íngreme quanto o de José. (E, se você tiver experimentado, quão encorajador é saber que a Escritura inclui histórias da intervenção de Deus na vida de pessoas como você!) Podemos pensar que José tinha todas as razões para fugir, se esconder, desistir, se tornar antagônico — e, ainda assim, a presença de Deus o carregou por cada vale.

José não foi protegido das suas circunstâncias; ele foi protegido nas suas circunstâncias. Ele foi protegido pela presença de Deus. Há uma lição para nós aqui. Nunca é a resiliência, o conhecimento ou a sabedoria de um crente que o guarda. Em vez disso, o servo de Deus é protegido pela própria presença de Deus. É natural para nós pedir a Deus que mude nossa situação, que remova grandes dificuldades, ou que nos tire das provações. Olhamos à nossa volta e pensamos: “Eu nunca barganhei por isso!” Começamos a crer na mentira de que tudo ficará bem se pelo menos fugirmos ou se nossos problemas simplesmente forem removidos. Mas o fato é que não importa aonde formos, os problemas virão e a perfeição será ilusória deste lado do céu. Nosso único verdadeiro refúgio, como o salmista diz, é no Senhor (Sl 11.1).

Deus poderia ter planejado a vida de José de outra forma. Em vez disso, ele escolheu permitir que os eventos se desenrolassem como aconteceram. Seu objetivo era que “por muitos perigos, labutas e armadilhas” [hino Amazing Grace] ele carregaria seu servo. O Senhor estava com José, não menos quando ele andava no comboio dos escravos e se sentava no mercado dos escravos do que quando foi elevado ao respeito e à proeminência na casa de seu mestre. E a presença do Senhor está conosco também. De fato, ele prometeu a nós: “eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século” (Mt 28.20) — tanto por vales como pelo alto dos montes. Em que situação Deus colocou você hoje? E como saber que ele está com você aí, e tem uma boa obra para você fazer aí, muda sua percepção tanto das circunstâncias que você teria escolhido como das que certamente não escolheria?

(Fonte: https://voltemosaoevangelho.com/blog/devocionais/protegido-por-sua-presenca-genesis-39-2/)

Por: Alistair Begg

Write a comment:

*

Your email address will not be published.

Left Menu Icon