Rev. Luis Roberto Navarro Avellar

Chegamos ao final da série sobre as doutrinas conhecidas como Solas da Reforma.

Soli Deo Gloria – “A Deus somente, a glória”, ou a exclusividade do serviço e da adoração a Deus. Coroando estes temas que a Reforma nos legou está o da “glória somente a Deus”. Dar glória somente a Deus significa que ninguém, nem homens nem anjos, deve ocupar o lugar que pertence a Ele, no mundo e em nossa vida, porque somente Ele é o Senhor. É o que exige o 1º mandamento: “Eu sou o SENHOR, teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão. Não terás outros deuses diante de mim” (Ex 20:1-2).

A história do homem é uma história de quebra desse mandamento. Depois do pecado, o homem tem constituído deuses para si em lugar do Deus verdadeiro. Geralmente, esse deus é ele próprio. Quando decide o que deve ou não crer, o que pode ou não ser verdadeiro, está dizendo que ele é o seu próprio deus. Sua razão (distorcida pelo pecado) é o seu critério de verdade.

Quando a Igreja se coloca na posição de julgar o que deve ou não aceitar da Bíblia, e se arvora em sua intérprete infalível, está assumindo para si o lugar de Deus. Quando ela prega a devoção a Maria e aos santos (ainda que diga que venera mas não adora), está usurpando a Deus da prerrogativa de sua glória exclusiva (“Eu sou o SENHOR, este é o meu nome; a minha glória, pois, não a darei a outrem, nem a minha honra, às imagens de escultura” -Is 42:8).

Depois de tratar das doutrinas da salvação, Paulo declara: “Porque dele, e por meio dele, e para ele são todas as coisas. A ele, pois, a glória eternamente. Amém!” (Rm 11:36) e, ao concluir sua epístola aos Romanos, louva ao Senhor com estas palavras: “ao Deus único e sábio seja dada glória, por meio de Jesus Cristo, pelos séculos dos séculos. Amém! (16:27).

A glória de Deus também foi o tema do cântico dos anjos ao redor do trono, dos seres viventes e dos anciãos, e de todas as criaturas que João ouviu em suas visões, os quais diziam: “Digno é o Cordeiro que foi morto de receber o poder, e riqueza, e sabedoria, e força, e honra, e glória, e louvor” (Ap 5:12) e ‘”Àquele que está sentado no trono e ao Cordeiro, seja o louvor, e a honra, e a glória, e o domínio pelos séculos dos séculos” (Ap 5:13) e ainda “Ao nosso Deus, que se assenta no trono, e ao Cordeiro, pertence a salvação…O louvor, e a glória, e a sabedoria, e as ações de graças, e a honra, e o poder, e a força sejam ao nosso Deus, pelos séculos dos séculos. Amém!” (Ap 7:10-12).

Veja abaixo toda a série de pastorais sobre Os Cinco Solas da Reforma Protestante:

– Sola Scriptura
– Solus Christus
– Sola Gratia
– Sola Fide
– Soli Deo Gloria

____________
Extraído e adaptado. Artigo original: www.scribd.com/doc/44466/As-Doutrinas-da-Reforma
Pastoral publicada no Boletim da Igreja Presbiteriana de Jundiaí de 17/11/2013.

IP Jundiai

CategoryArtigos
Left Menu Icon