Sejam fortes e corajosos, não tenham medo, nem fiquem apavorados diante deles, porque o Senhor, seu Deus, é quem vai com vocês; ele não os deixará, nem os abandonará. (Deuteronômio 31.6)

O sono vai-se embora, medo e ansiedade tomam todo o seu ser. O poço é fundo, e nem ao menos uma réstia de luz ilumina seu coração abalado. “Deus! Por que eu? Por que agora? O que fiz para merecer isso?” Não é só você que está passando por este deserto escaldante. Muitas pessoas têm enfrentado este “vale escuro como a morte”, um deserto tenebroso e apavorante. Ninguém está livre deste tipo de pesadelo. Até mesmo um grande personagem histórico, como o rei Davi, não ficou livre do sofrimento. De fato, ele foi um grande rei do passado, poderoso sobre nações, uma pessoa muito especial. Um homem tão amado que o significado de seu nome é “homem segundo o coração de Deus.” Mas ele também passou pelo vale… Em meio à dor, compartilhou sua tristeza: “Estou muito abatido e encurvado e choro o dia todo… Sinto-me profundamente abatido e desanimado; o meu coração está aflito, e eu fico gemendo de dor.” (Salmo 38.6,8)

Quando a dor nos esmaga, tendemos a perder a perspectiva, desistir de lutar e entregar os pontos. Mas espere mais um pouco. Deus quer andar com você em meio a este vale. Com ele, o caminho será seguro. Nas horas difíceis, ele tomará você pela mão. Repetindo as palavras de Dt 31.6, o autor aos Hebreus escreveu: “Eu nunca os deixarei e jamais os abandonarei.” (Hebreus 13.5b). Por mais que as pessoas tentem, não conseguem compreender o que é ficar doente. Nem mesmo seu cônjuge, seu filho, seus pais ou o amigo mais próximo. A dor é ímpar. Ninguém pode senti-la como você. Este sentimento faz-nos correr o risco de nos isolarmos dos outros, sentindo-nos amargurados e solitários. Mas não podemos nos isolar de Deus.

Ele está aqui, não ficou do lado de fora. É por meio do Salmo 23 que mais uma vez ele nos fala: “O SENHOR é o meu pastor: nada me faltará. Ele me faz descansar em pastos verdes e me leva a águas tranquilas. O SENHOR renova as minhas forças e me guia por caminhos certos, como ele mesmo prometeu. Ainda que eu ande por um vale escuro como a morte, não terei medo de nada. Pois tu, SENHOR Deus, estás comigo.”

A certeza de que o nosso Pastor estará conosco, seja qual for a circunstância, afasta o medo de nossos corações. Ele nos guia pelos caminhos que ele mesmo escolheu e preparou. Muitas vezes, é ele quem nos carregará no colo, aconchegando-nos ao seu peito, para que ouçamos os batimentos do seu coração, afinando com ele os desejos mais íntimos de nossa alma. É este Pastor amado que nos promete: “Eu nunca os deixarei e jamais os abandonarei.”

Somente quando cremos em Jesus como Salvador, podemos confiar que Deus tem todas as coisas debaixo de seu propósito, e também que ele mesmo trabalha para o bem daqueles que o amam. O choro pode durar toda a noite, mas lembre-se: Deus é o Senhor do tempo, das situações das nossas vidas; ao confiarmos nele, estamos aguardando o amanhã seguramente abrigados em suas amorosas mãos.

Extraído e adaptado do livreto Deus não se esqueceu de você: Verdades bíblicas em meio à enfermidade. Eleny Vassão de Paula Aitken. Sociedade Bíblica do Brasil (SBB). (Sociedade Bíblica do Brasil).

Por: Rev. Luís Roberto Navarro Avellar

Write a comment:

*

Your email address will not be published.

Left Menu Icon