Iniciamos na quinta-feira passada a série “Deuses Demais: Quem está no trono do seu coração?” As perguntas abaixo servem para identificar possíveis ídolos em nosso coração:

Ídolo 1: Profissão – trabalho pela fé para o Senhor; dou com ela um testemunho? Estou livre da obsessão pelo trabalho? Sou preguiçoso ou ambicioso no meu trabalho? Como é meu relacionamento com meus subordinados, superiores e os de meu nível? Faço do meu trabalho e do meu desempenho nele uma forma de justificar minha existência?

Ídolo 2: Dinheiro – sou avarento ou esbanjador? Dou regularmente e com alegria algo para a obra de Deus? Dou com reflexão e oração? Como aplico meu dinheiro? Mantenho a ordem na minha vida financeira? Procuro trabalhar para o sustento da minha família e para repartir com os que têm necessidade?

Ídolo 3: Aparência física – tenho diante dela uma posição que convém a Deus? Como tenho cuidado do meu corpo? Como tenho me vestido? Como são os meus hábitos ao comer; minha oração à mesa; meu sono, o tempo em que estou acordado, o início e o fim do dia? Tenho apego à aparência como forma de afirmar-me perante os outros?

Ídolo 4: Sexo – reconheço e aceito minha sexualidade? Como reajo a impulsos físicos e psíquicos? Porventura sei distinguir entre tentação e pecado? Que consideração tenho pela minha sexualidade e pelo sexo oposto? Deixo-me dominar pela cobiça física e não pela fidelidade à palavra de Deus? Não me incomodo quando dou lugar à impureza e à paixão lasciva?

Ídolo 5: Meu conforto – procuro reconhecer nos meus sofrimentos e contratempos o sentido divino ou revolto-me contra eles? Tenho temor aos sofrimentos, ou minha posição diante do sofrimento e da dor é doentia? Irrito-me profundamente quando perco algo que me garante meu conforto?

Ídolo 6: Longevidade – Penso com sobriedade na minha morte? Incluo-a na minha vida? Isto tem consequências para o meu relacionamento com o mundo, com os outros e comigo mesmo?

Ídolo 7: Entretenimento e lazer – Conheço o significado espiritual do sábado e procuro incluí-lo na minha semana? Vivo os domingos, as minhas férias, minhas horas de lazer como bem entendo ou na procura da vontade de Deus? Sou capaz de abrir mão de algum programa de lazer diante de uma oportunidade de servir a Deus e ao próximo?

Ídolo 8: Alguma pessoa muito importante para mim – Há alguma pessoa da minha família e nos meus relacionamentos sobre quem eu coloco minha segurança quanto ao futuro e de quem eu dependo para realizar o propósito da minha existência? Há alguém que é tão importante para mim que faz com minha vida gire em torno dele(a)? Ao invés de servir ao Deus verdadeiro, o alvo que eu sirvo é a aprovação e o respeito de alguém VIP para mim?

Ídolo 9 : Alimentos e bebidas – Aceito glutonaria em minha vida? Aceito embriaguez em minha vida? O “impulso da fome” impele minha vida? A comida tornou-se em objeto da minha vontade, desejos e temores? Sou dirigido pelo impulso ao invés de Deus?

Ídolo 10: Segurança – A “necessidade de segurança” dirige minha vida? Sou motivado por um desejo incontrolável por segurança ao invés de ser controlado por Deus?

Por: Rev. Luís Roberto Navarro Avellar

Write a comment:

*

Your email address will not be published.

Left Menu Icon