Rev. Luis Roberto Navarro Avellar

“Dando sempre graças por tudo a nosso Deus e Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo”. (Efésios 5.20)

Na última quinta-feira (28/11) comemorou-se o Dia de Ações de Graças. Tivemos a oportunidade de prestar um Culto ao nosso Deus, manifestando nossa gratidão a Ele, que muito nos tem abençoado. O apóstolo Paulo, no versículo que lemos acima, nos ensina que devemos agradecer a Deus sempre e por tudo. Sendo assim, devemos agradecer inclusive por aquelas situações de dor e sofrimento, lembrando também que o mesmo apóstolo Paulo escreveu: “Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.” (Romanos 8.28).

Isso me faz lembrar uma antiga ilustração. Conta-se de um rei, em um distante país africano, que gostava muito de caçar. Costumeiramente, o monarca levava consigo um dos seus súditos, um cristão convicto, em que ele muito confiava. Em uma de suas incursões na floresta, surpreendido por um grande leão, o rei teve sua mão ferida pela violência do ataque, perdendo, com isso, um dos seus dedos.

O súdito, diante daquela situação, disse ao rei que ele deveria agradecer a Deus por tudo, inclusive por ter sofrido aquele ferimento, pois em tudo Deus tem um propósito. Indignado com as palavras daquele seu servo de confiança, mandou que ele fosse lançado na masmorra e lá permanecesse trancafiado. Aquele súdito cristão agradeceu a Deus, mostrando ao rei sua convicção de dar graças sempre e por tudo a Deus, na certeza de que Deus tem um propósito em cada situação que nos acontece. Após o período de convalescença, o rei saiu para mais um safári. Desta vez, surpreendido por índios canibais, foi levado para um grande caldeirão, onde seria consagrado aos deuses tribais e saboreado como uma ‘‘refeição real‘‘.

No momento final da oferenda, o sacerdote tribal percebeu que o rei era defeituoso, faltava-lhe um dedo. Por isso, a cerimônia foi interrompida e o rei liberado. De volta ao palácio, alegre pelo grande livramento que alcançara, lembrou-se das palavras ditas por seu fiel súdito cristão, que devemos dar graças sempre e por tudo, sabendo que em tudo Deus tem um propósito. Imediatamente mandou que os guardas soltassem da masmorra. Alegre, compartilhou as bênçãos com aquele servo.

Mas, pensativo, indagou ao jovem súdito os motivos pelos quais Deus não o livrara da prisão injusta naquela altura dos acontecimentos, e porque ainda assim o súdito agradecia a Deus. O súdito respondeu: se eu não estivesse preso, teria ido ao safári, seria capturado e como não me faltam dedos, viraria comida de índio.
Sejamos gratos a Deus sempre e por tudo, lembrando que Ele cuida de nós e tem um propósito em todas as coisas.
___________
Texto publicado no boletim da Igreja Presbiteriana de Jundiaí de 1º/12/2013.

IP Jundiai

CategoryArtigos
Left Menu Icon