Cabe aos presbiterianos a honra de terem realizado o primeiro culto evangélico na história do Brasil e [possivelmente] das Américas. Esse evento singular ocorreu há exatos 467 anos em uma pequena colônia fundada pelos franceses na baía de Guanabara.

A vinda dos reformados
Em 1555, Nicolas Durand de Villegaignon, fundador da colônia francesa no Brasil na baía da Guanabara (França Antártica), escreveu à Igreja Reformada de Genebra solicitando o envio de pastores e colonos para implantarem a fé reformada entre os franceses e evangelizarem os indígenas no Brasil. João Calvino e seus colegas alegremente escolheram os pastores Pierre Richier (50 anos) e Guillaume Chartier (30 anos) para acompanharem os colonos. O grupo de protestantes calvinistas (huguenotes) deixou Genebra em 16 de setembro de 1556.

Após visitarem o almirante Gaspard de Coligny (um dos principais conselheiros do reino francês, que nutria fortes simpatias pela Reforma), seguiram para Paris, onde outros se uniram à comitiva. No dia 19 de novembro embarcaram para o Brasil no porto de Honfleur, na Normandia. A frota de três navios, comandada por Bois Le Conte, sobrinho de Villegaignon, levava cerca de 290 pessoas, inclusive algumas mulheres. Como de costume, a viagem foi muito penosa. A certa altura, diante da situação em que se achavam, os reformados recitaram o Salmo 107 (ver os vv. 23-30). No dia 7 de março de 1557, os viajantes finalmente entraram no “braço de mar” chamado Guanabara pelos selvagens e Rio de Janeiro pelos portugueses.

O primeiro culto
O desembarque no forte Coligny deu-se no dia 10 de março de 1557, uma quarta-feira. O vice-almirante recebeu o grupo afetuosamente e demonstrou alegria porque vinham estabelecer uma igreja reformada. Logo em seguida, reunidos todos em uma pequena sala no centro da ilha, foi realizado um culto de ação de graças, o primeiro culto protestante ocorrido no Novo Mundo (Américas).
O ministro Richier orou invocando a Deus. Em seguida foi cantado em uníssono, segundo o costume de Genebra, o Salmo 5: “Dá ouvidos, Senhor, às minhas palavras”. Esse hino constava do Saltério Huguenote, com metrificação de Clement Marot e melodia de Louis Bourgeois, e até hoje se mantém nos hinários franceses. Bourgeois foi diretor de música da Igreja de Genebra de 1545 a 1557 e um dos grandes mestres da música francesa no século 16. A versão mais conhecida em português (“À minha voz, ó Deus, atende”) tem música de Claude Goudimel (†1572) e metrificação do Rev. Manoel da Silveira Porto Filho.

Em seguida, o pastor Richier pregou um sermão com base no Salmo 27:4: “Uma coisa peço ao Senhor e a buscarei: que eu possa morar na casa do Senhor todos os dias da minha vida, para contemplar a beleza do Senhor e meditar no seu templo”. Após o culto, os huguenotes tiveram sua primeira refeição brasileira: farinha de mandioca, peixe moqueado e raízes assadas no borralho. Dormiram em redes, à maneira indígena. A Santa Ceia segundo o rito reformado foi celebrada pela primeira vez no domingo 21 de março de 1557.

Extraído e adaptado do site ipb.org.br – Artigo: O Primeiro Culto Protestante no Brasil (Alderi Matos)

Por: Alderi Souza Matos

Write a comment:

*

Your email address will not be published.

Left Menu Icon