Rev. Luis Roberto Navarro Avellar

Já consideramos sobre Sola Scriptura, Solus Christus, Sola Gratia, e chegamos ao quarto “somente” da Reforma.

Sola Fide – “Somente a Fé”, ou a exclusividade da Fé como meio de Justificação. Falando da eleição, Paulo argumenta: E, se é pela graça, já não é pelas obras; do contrário, a graça já não é graça (Rm 11:6). A graça exclui totalmente as obras. O homem nada pode e nada tem para oferecer a Deus por sua salvação. A única coisa que lhe cabe fazer é aceitar o dom da salvação, pela fé, quando esta lhe é concedida. Fé na obra suficiente de Cristo, que lhe é imputada (creditada em sua conta) gratuitamente.

Essa obra consiste na sua vida de perfeita obediência à lei de Deus, em lugar do homem, obediência que nem Adão nem qualquer de sua descendência pôde prestar, dada a sua condição de morte espiritual. Por isso Cristo é chamado de o segundo ou o último Adão (1Co 15:45). Ela consiste também, e principalmente, de sua morte sacrifical em lugar do pecador eleito, através da qual é pago o preço exigido pela justiça de Deus para a justificação. A justiça de Deus exige punição do pecado. Ele é aquele que “não inocenta o culpado” (Ex 34:7). Exige justiça perfeita.

Para que Deus pudesse punir o pecador, mas ao mesmo tempo declará-lo justo (que é o significado bíblico de justificar), foi preciso que alguém, sem culpa e com méritos divinos, assumisse o seu lugar. Foi o que o próprio Deus fez através de Cristo. Assumiu a culpa do pecador eleito e morreu em seu lugar, satisfazendo assim a justiça de Deus, ofendida pelo pecado. Nada menos do que isso foi suficiente para justificar o pecador.

A ênfase na doutrina da justificação somente pela fé é tão oportuna e necessária agora quanto nos dias de Lutero, e não só porque o catolicismo não mudou, mas porque o protestantismo mudou. São poucos os evangélicos hoje que ainda dão ênfase ao aspecto objetivo da justificação unicamente pela fé.

Experiências subjetivas, avivamentos emocionais, respostas a apelos e outras práticas estão tomando o lugar da pregação dos temas chaves da Reforma. As doutrinas do pecado original, da expiação vicária, da eleição incondicional e da justificação somente pela fé estão sendo negadas hoje por muitos evangélicos que buscam uma acomodação à cultura da modernidade.

Veja abaixo toda a série de pastorais sobre Os Cinco Solas da Reforma Protestante:

– Sola Scriptura
– Solus Christus
– Sola Gratia
– Sola Fide
– Soli Deo Gloria

____________
Extraído e adaptado. Artigo original: www.scribd.com/doc/44466/As-Doutrinas-da-Reforma
Pastoral publicada no Boletim da Igreja Presbiteriana de Jundiaí de 10/11/2013.

IP Jundiai

CategoryArtigos
Left Menu Icon