No final desse mês celebraremos os 506 anos da Reforma Protestante. Foi naquele 31 de outubro de 1517, que o monge agostiniano e professor de teologia, Martinho Lutero, fixou na porta da Igreja de Wittenberg, na Alemanha, as noventa e cinco teses contra as indulgências, que, suspostamente, garantiriam o perdão dos pecados concedidos pela Igreja Romana, mediante pagamento em dinheiro.

O movimento surgiu como reação às práticas religiosas e políticas adotadas pela Igreja Romana que trouxe profundas transformações sociais ao redor do mundo.  Entre os pilares mais importantes da Reforma, estão a democracia, liberdade de expressão e pensamento, incentivo à educação, independência do Estado em relação à Igreja.

A Reforma Protestante adotou bandeiras que caracterizavam os pontos principais de sua fé. São os Solas da Reforma Protestante:

1) “Sola Scriptura”, é o latim para “Somente a Escritura”. Nenhuma voz, na igreja de Cristo, pode se elevar acima da Escritura Sagrada, inspirada pelo Espírito Santo para conduzi-la a toda verdade. Cristo é o cabeça da Igreja e ele a governa segundo os preceitos estabelecidos na Escritura. Nenhum líder, nenhuma denominação cristã, nenhum costume, nenhuma tradição tem valor normativo para a Igreja Cristã. É nossa única regra de fé e prática. Somente a Escritura.

2) “Sola gratia”, é o latim para “Somente pela graça”. Os reformadores entenderam a importância da graça de Deus para o ensino bíblico sobre a salvação. Não somos salvos pelos nossos próprios méritos, nem por missas realizadas em nossa memória, nem por sacramentos ministrados a entes queridos. Não somos salvos pelas indulgências, mas pela graça soberana do Senhor. Somente pela graça.

3) “Sola fide”, é o latim para “Somente pela fé”. O verdadeiro Evangelho enfatiza o fracasso do esforço humano. A salvação vem somente pela fé no Senhor Jesus. Os pecadores, portanto, são salvos pela graça por meio da fé, independentemente de suas próprias obras. Somente pela fé.

A fé é o único meio pelo qual a justiça de Deus é concedida ao pecador. A fé não é a base da nossa justificação, mas, sim, o único meio pela qual a recebemos. Ela é, por assim dizer, o caminho pelo qual a justiça é colocada em nossa conta.

4) “Solus Christus”, é o latim para “Somente Cristo”.  Somente Cristo pode nos conduzir a Deus e nos dar a salvação. Somos inteiramente dependentes de Cristo para nossa salvação. Nada há que possamos fazer para obtê-la e só a recebemos porque Cristo fez por nós tudo o que era necessário. Cristo é suficiente para a nossa salvação. Ele é o único Mediador entre Deus e os homens. Ele é a porta do céu e o caminho para Deus. Ele morreu pelos nossos pecados e ressuscitou para a nossa justificação. Só nele temos redenção. Somente Cristo!

5) “Soli Deo Gloria” era o tema abrangente da reforma, pois significa “a Glória é dada Somente a Deus”. Como escreveu o Rev. Hernandes Dias Lopes: “A salvação foi planejada por Deus, é executada por Deus e será consumada por Deus para que toda a glória seja dada a ele. Tudo provém dele, que nos reconciliou consigo mesmo por meio de Cristo. Fomos salvos pela graça, para a glória e, do começo ao fim, nossa salvação é obra dele. Porque dele, por meio dele e para ele são todas as coisas. Não há espaço para o homem vangloriar-se. Deus não divide sua glória com ninguém.”. Glória somente a Deus!

Fonte: Mackenzie

Por: Rev. Luís Roberto Navarro Avellar

Write a comment:

*

Your email address will not be published.

Left Menu Icon