Diante de situações que nos levam a ficar ansiosos e com medo, precisamos ser lembrados constantemente do fato de que Deus é completamente soberano, infinito em sabedoria e perfeito em amor. Certa pessoa expressou essas três verdades e como elas se relacionam conosco da seguinte maneira: Deus em seu amor sempre deseja o que é melhor para nós. Em sua sabedoria, Ele sempre sabe o que é melhor, e em Sua soberania Ele tem o poder de fazer isso acontecer.

Em Romanos 8.28, lemos: Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.

James Packer escreveu em seu livro Teologia Concisa: “A doutrina da providência ensina aos cristãos que eles nunca estão sob o domínio de forças cegas (ventura, oportunidade ou sorte); tudo quanto acontece a eles é divinamente planejado, e cada evento é acompanhado de um novo chamamento à crença, obediência e regozijo, sabendo que tudo é para o bem espiritual e eterno de cada um (Rm 8.28)”. Nosso medo deriva da nossa falta de confiança na soberania e no amor de Deus. Se Deus tem controle sobre todas as coisas e realiza tudo para o bem do seu povo, por que então você vai andar ansioso ou com medo?

Deus é soberano, Ele governa todas as coisas. Ao tratar sobre o tema Por que a soberania de Deus é importante para você, Elyse Fitzpatrick escreve: “A soberania de Deus é o único porto seguro quando somos assaltadas pelos ventos do medo, dúvida e preocupação. […] Se as tragédias, enfermidades e, até mesmo, as nossas escolhas pecaminosas são apenas um acidente ou uma circunstância aleatória, então como encontraremos algum consolo ou conforto? Se há alguma minúscula molécula flutuando ao redor do universo que não está sob o controle direto de Deus, nós nunca encontraremos a paz e a alegria que ele prometeu. Nós não as encontraremos porque estaremos sempre nos perguntando se estamos fora da vontade de Deus, ou com um problema que o pegou de surpresa ou com o qual ele é incapaz de lidar.” (Vencendo Medos e Ansiedades, p. 164).

Podemos e devemos depositar nossa esperança em Deus, independente das situações. Nathan Busenitz, escreveu: “Esperar em Deus significa fixar seus olhos nEle e nas Suas promessas em vez de nossas próprias circunstâncias, seja qual for a dificuldade”. (Homens aconselhando homens: uma abordagem bíblica das principais questões que os homens enfrentam, p. 85).

Matt Perman, ao tratar sobre o tema A Importância da Providência, escreve: “O conhecimento da Providência deveria nos manter longe do desespero e, em vez disso, dar-nos paciência e conforto, força e esperança nos sofrimentos e adversidades pelas quais passamos, por sabermos que toda dor tem um propósito. Em verdade, Deus só permite que males ocorram aos seus filhos para que um bem maior lhes seja assim produzido.” (www.monergismo.com).

Por: Rev. Luís Roberto Navarro Avellar

CategoryArtigos, Pastoral
Write a comment:

*

Your email address will not be published.

Left Menu Icon