“Não confiem em príncipes, nem nos filhos dos homens, em quem não há salvação. Sai-lhes o espírito, e eles voltam ao pó; nesse mesmo dia, acabam todos os seus planos. Bem-aventurado aquele que tem o Deus de Jacó por seu auxílio, cuja esperança está no Senhor, seu Deus, que fez os céus e a terra, o mar e tudo o que neles há e mantém para sempre a sua fidelidade”. (Salmos 146:3-6)

Hoje, em nosso país, temos eleições para Presidente da República, Governador, Senador, Deputado Federal e Deputado Estadual. Escolher nossos representantes e governantes, é algo importante, de grande responsabilidade.

De acordo com as Escrituras, devemos orar pelos governantes e autoridades constituídas (1 Timóteo 2:2) e nos sujeitarmos à essas autoridades (Romanos 13:1,2), enquanto tal sujeição não implique em desobediência a Deus. As Escrituras, no entanto, nos ensinam que não devemos depositar nossa confiança nessas autoridades. O salmista, no Salmo 146 escreve: “Não confiem em príncipes, nem nos filhos dos homens, em quem não há salvação.” (v.3).

Os líderes humanos, quer sejam Reis, Primeiros-Ministros, Presidentes, Príncipes, Governadores, ou qualquer outra posição de governo e autoridade, são meros mortais falíveis, e não se pode achar neles salvação alguma. Quando vem a morte, voltam à terra e seus planos nunca chegam à concretização (v.4).

Você está ansioso em relação aos resultados das eleições? Está muito preocupado em relação a quem será o próximo Presidente? Bem, essa não deve ser a sua maior preocupação. Na verdade, não devemos andar ansiosos por coisa alguma (Filipenses 4:6).

Nossa mente deve estar ocupada em confiar no Senhor. Veja o que diz o salmista, nos versículos 5 e 6 do Salmo 146: “Bem-aventurado aquele que tem o Deus de Jacó por seu auxílio, cuja esperança está no Senhor, seu Deus, que fez os céus e a terra, o mar e tudo o que neles há e mantém para sempre a sua fidelidade”.

É feliz aquele que deposita sua esperança no Deus único e verdadeiro, o Deus de Jacó (Deus que estabeleceu uma Aliança com Seu povo), o criador e sustentador de todas as coisas. Comentando essa passagem, Allan Harman escreveu: “Primeiro, o Criador onipotente tem a capacidade de ajudar seu povo, porque tudo no céu, terra e mar foi feito por ele. Segundo, ele é um Deus que não falha em conservar sua palavra pactual. Todo aquele que confia nesse Deus é eternamente abençoado!” (Comentário do Antigo Testamento – Salmos, p.471).

Se depositarmos nossa confiança e esperança em seres humanos, estaremos fadados à frustração, decepção e tristeza. Se depositarmos nossa esperança no Senhor, o Deus Criador, poderoso e fiel, experimentaremos felicidade.

Por: Luís Roberto Navarro Avellar

CategoryArtigos, Pastoral
Write a comment:

*

Your email address will not be published.

Left Menu Icon