“A lei do Senhor é perfeita e restaura a alma; o testemunho do Senhor é fiel e dá sabedoria aos simples.Os preceitos do Senhor são retos e alegram o coração; o mandamento do Senhor é puro e ilumina os olhos.

O temor do Senhor é límpido e permanece para sempre; os juízos do Senhor são verdadeiros e todos igualmente, justos”. (Salmos 19:7-9)

Nestes versículos podemos ver que o salmista Davi emprega seis títulos para a Bíblia, bem como descreve as características e efeitos das Escrituras.

  1. 7a – Lei do Senhor: são testemunhos que trazem conhecimento de Deus e revelam Sua glória. É perfeita: no sentido de completa. Restaura a alma: realiza uma transformação completa na vida do ser humano.
  2. 7b – Testemunho do Senhor: aquilo que Deus revela para um determinado fim. É fiel: verdadeiro, confiável. Dá sabedoria aos simples: torna uma mente sem entendimento em hábil.
  3. 8a – Preceitos do Senhor: regras para a vida diária, pode ser entendido como princípios e doutrinas. São retos: corretos. Alegram o coração.
  4. 8b – Mandamento do Senhor: mandamentos gerais, dados pelo próprio Deus. São puros: claros. Ilumina os olhos.
  5. 9a – Temor do Senhor: admiração reverente a Deus que nos compele a adorá-Lo. É límpido: é puro, a Bíblia é inalteravelmente perfeita, livre de erros. Permanece para sempre.
  6. 9b – Juízos do Senhor: vereditos ou juízos divinos que procedem do trono do supremo Juiz da terra. São verdadeiros. Totalmente justos.

A Bíblia é suficiente, é eficiente, necessária, incomparável e compreensível. Deus, através dela, pode restaurar o homem caído, pode transformar vidas, pode dar sabedoria aos que a necessitam, pode orientar ao perdido, pode trazer alegria ao coração do homem, pode julgar as obras dos homens mostrando sua correta vontade.

Pelo fato da Palavra de Deus ser suficiente, completa, devemos tê-la como nossa “única regra de fé e prática”, nossa fonte de sabedoria e conselho. Devemos meditar nas Escrituras dia e noite, devemos alimentar nossa alma com a Palavra do Senhor. A Palavra de Deus que nos traz satisfação, alegria e deleite, de forma que não fiquemos atraídos e tentados pelos prazeres passageiros do pecado.

Davi, após descrever as característica e efeitos da Palavra de Deus, concluí: “São mais desejáveis do que ouro, mais do que muito ouro depurado; e são mais doces do que o mel e o destilar dos favos. Além disso, por eles se admoesta o teu servo; em os guardar há grande recompensa.” (v. 10,11).

Por: Luís Roberto Navarro Avellar

CategoryArtigos, Pastoral
Write a comment:

*

Your email address will not be published.

Left Menu Icon