Embora as Escrituras não digam tanto quanto gostaríamos sobre o controle das circunstâncias, elas dizem muito mais do que gostaríamos sobre o autocontrole. As Escrituras advertem: “O homem sem domínio próprio é como uma cidade arrombada e deixada sem muros” (Provérbios 25:28). Tal cidade e tal pessoa ficarão infelizes.
Sem autocontrole interior, nossas vidas se tornam vulneráveis a inúmeras agressões. É por isso que Deus nos ordena: “Faça todos os esforços para complementar sua . . . conhecimento com domínio próprio” (2 Pedro 1:5-6).

O crente controlado pelo Espírito é um crente autocontrolado: “Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio” (Gálatas 5:22-23).
Imediatamente depois de dizer a seus leitores que eles deveriam lançar suas ansiedades sobre Deus, Pedro diz a eles: “Seja autocontrolado e alerta” (1 Pedro 5:8). Em todo o Novo Testamento, somos chamados a exercer autocontrole. Mas não podemos exercer autocontrole a menos e até que acreditemos que podemos nos controlar.
A chave para controlar a si mesmo é controlar sua mente. É por isso que Salomão disse: “Acima de tudo, guarde seu coração [ser interior, mente], pois é a fonte da vida” (Provérbios 4:23).

Paulo diz aos romanos: “Aqueles que vivem de acordo com a natureza pecaminosa têm suas mentes voltadas para o que essa natureza deseja; mas aqueles que vivem de acordo com o Espírito têm suas mentes voltadas para o que o Espírito deseja” (Romanos 8:5). Qual é a sua mentalidade? Você vive em pensamentos egoístas, invejosos, ciumentos e amargos? Ou você insiste no que agrada a Deus? Você se concentra em Deus, Sua Palavra e Suas obras poderosas em nosso favor, ou você se concentra em desgraças e infortúnios e abusos sofridos nas mãos de outros? De acordo com as Escrituras, a escolha é sua.

Repetidas vezes somos instruídos a nos livrar do pensamento errado e do comportamento errado ao qual ele leva, e substituí-lo pelo pensamento correto e comportamento correto. Você foi ensinado, em relação ao seu antigo modo de vida, a se desfazer do seu velho eu, que está sendo corrompido por seus desejos enganosos; ser renovado na atitude de suas mentes; e se revestir do novo eu, criado para ser como Deus em verdadeira justiça e santidade. Portanto, cada um de vocês deve deixar a falsidade e falar a verdade ao seu próximo… (Efésios 4:22-23). Isso é o que devemos fazer com nossas mentes — tomar conta delas, colocá-las em condições de batalha para não tropeçarmos.

Por: Randy Alcorn

CategoryArtigos, Pastoral
Write a comment:

*

Your email address will not be published.

Left Menu Icon