Celebramos a Ressurreição do nosso Senhor Jesus Cristo. Jesus ressuscitou, Aleluia! Mas, qual o significado desse fato e suas implicações? Acerca do significado da Ressurreição de Jesus Cristo, o falecido teólogo anglicano J. I. Packer, no livro Teologia Concisa, escreveu: “A ressurreição de Jesus demonstrou sua vitória sobre a morte (At 2.24; 1 Co 15.54-57), reivindicou-o como justo (Jo 16.10) e indicou sua identidade divina (Rm 1.4). Ela o conduziu à sua ascensão e entronização (At 1.9-11; 2.34; Fp 2.9-11; cf. Is 53. 10-12) e ao seu presente reino celestial. Ela assegura o presente perdão e justificação do crente (Rm 4.25; 1 Co 15.17) e é a base da ressurreição para a vida em Cristo do crente aqui e agora (Jo 11.25,26; Rm 6; Ef 1.18-2.10; Cl 2.9-15; 3.1-4)”.

Em seu livro Eu creio no Pai, no Filho e no Espírito Santo, o pastor presbiteriano Rev. Hermisten M. P. Costa, escreve: “Sem a ressurreição a obra de Cristo seria nula, a Igreja não existiria, não haveria salvação, estaríamos todos perdidos para sempre! ‘Mas de fato Cristo ressuscitou dentre os mortos…’ (1 Co 15.20)”. Na mesma obra, Rev. Hermisten aponta algumas implicações doutrinária e práticas acerca da ressurreição de Cristo:
• A ressurreição de Cristo é o selo que garante nossa salvação e ressurreição para a vida eterna. (At 26.23; 1Co 15.20, 23)
• O Cristianismo é a religião da ressurreição; a ressurreição é o ponto de convergência de nossa fé. (1Co 15.12-16, 32)
• A ressurreição de Cristo indica de forma definitiva sua filiação divina (Rm 1.4).
• A certeza da presença do Cristo vivo em nosso meio deve ser um estímulo a uma vida consagrada a Deus. (Rm 6.8-7.6)
• Sem a ressurreição não podemos consolar-nos de nenhuma maneira; todos os argumentos possíveis serão insuficientes para alegrar-nos.

Como acertadamente escreveu Rev. Leandro Lima: “A nossa fé e a nossa esperança podem ser fortalecidas, pois Cristo ressuscitou. Graças a ele podemos desfrutar dos benefícios que essa ressurreição nos traz, tanto para essa vida, como para a vindoura. Louvamos ao Cristo ressuscitado, ao triunfante Rei que venceu a morte, pois um dia também a venceremos.” (Livro: Razão da esperança – teologia para hoje)

Tenhamos a certeza da ressurreição de Cristo alicerçada em nosso coração, e não nos esqueçamos das palavras de Paulo: “Se com a boca você confessar Jesus como Senhor e em seu coração crer que Deus o ressuscitou dentre os mortos, você será salvo. Porque com o coração se crê para a justiça e com a boca se confessa para a salvação.” (Romanos 10:9-10)

Por: Luís Roberto Navarro Avellar

CategoryArtigos, Pastoral
Write a comment:

*

Your email address will not be published.

Left Menu Icon