Iniciamos hoje o mês de maio, esse que é conhecido como “mês da família”. Ainda que devamos tratar sobre família ao longo de todo o ano, neste mês nos dedicaremos ainda mais ao estudo da Palavra acerca da família.

Sei que não devemos praticar a “familiolatria”, ou seja,  não podemos fazer da família um fim em si mesmo, como sendo o alvo de todas as coisas. Nosso alvo principal e fim supremo é adorar a Deus e nos deleitarmos nEle, como aprendemos nos Catecismos de Westminster. No entanto, precisamos entender a importância da família nos propósitos de Deus e para a glória de Deus.

Consideramos a importância da família baseada em dois fundamentos: sua origem e seu propósito.

  • A origem da família

A Bíblia nos ensina que Deus criou o homem e a mulher, instituindo assim a família: “Assim Deus criou o ser humano à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. E Deus os abençoou e lhes disse: — Sejam fecundos, multipliquem-se, encham a terra e sujeitem-na.” (Gênesis 1.27,28). “Por isso, o homem deixa pai e mãe e se une à sua mulher, tornando-se os dois uma só carne.” (Gênesis 2.24).

Como bem observou o casal Harriet e Gerard van Groningen: “A família não aconteceu simplesmente, nem apenas se desenvolveu com o tempo dentro de um contexto social. A família foi planejada. Deus a planejou; Deus a fez existir a partir de sua palavra. Ele fez isso de forma germinal. Ele deu ordens específicas e concisas que alguém poderia considerar realmente pesadas, mas elas foram claras. O que ele decidiu fazer, ele trouxe à existência. Como ela deveria ser formada e qual era o seu propósito foi claramente estabelecido.” (A Família da Aliança, p. 31).

  • O propósito da família

A família não apenas foi instituída por Deus, mas também para a glória dele. John Piper, escreveu: “A sublimidade vista na Bíblia acerca do casamento é que ele existe para a glória de Deus. Mais fundamentalmente, o casamento é obra de Deus. Mais sublimemente, o casamento é manifestação de Deus. É designado por Deus para manifestar sua glória de maneira que nenhum outro evento ou instituição a manifesta.” (Casamento Temporário, p. 23,24)

Conforme Dr. David Merkh: “Existem pelo menos três propósitos específicos em Gênesis 1.26-28 voltados não somente para a humanidade, mas para a família também: refletir a imagem de Deus; reproduzir a imagem de Deus e representar a imagem (reino) de Deus.” (Comentário bíblico lar, família & casamento, p.30).

Por: Rev. Luís Roberto Navarro Avellar

CategoryArtigos, Pastoral
Write a comment:

*

Your email address will not be published.

Left Menu Icon