Agosto, mês das missões no calendário da IPB, um mês em que pensamos um pouco mais na obra missionária. Todos os meses e todos os anos são tempos apropriados para se envolver na obra missionária. No entanto, como denominação, reservamos este mês de agosto devido à nossa própria história, devido ao nosso passado e à nossa herança.Foi no dia 12 de agosto de 1859 quando Deus, o Senhor da Missão, trouxe o Reverendo Ashbel Green Simonton para plantar a semente do Evangelho aqui no Brasil e hoje, mais de 160 anos depois, pudéssemos estar aqui como uma denominação firme na Palavra e que olha para o campo missionário, envia e planta igrejas para a glória do Senhor.

Jesus comissionou Sua Igreja para uma missão: “Jesus, aproximando-se, falou-lhes, dizendo: — Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra. Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a guardar todas as coisas que tenho ordenado a vocês. E eis que estou com vocês todos os dias até o fim dos tempos.” Mt 28:18-20. “E disse-lhes: — Vão por todo o mundo e preguem o evangelho a toda criatura.” Mc 16:15.

Visto não haver outro caminho de salvação a não ser o revelado no Evangelho e visto que, conforme o usual método de graça divinamente estabelecido, a fé vem pelo ouvido que atende à Palavra de Deus, Cristo comissionou a sua Igreja para ir por todo o mundo e ensinar a todas as nações.

Definição de Missão (Extraído da apostila de Missiologia do Seminário JMC)

Em seu sentido mais amplo, a missão é tudo o que a igreja faz a serviço do Reino de Deus (Missões no plural). Em sentido mais restrito, contudo, a missão refere-se à atividade missionária, à pregação do evangelho entre povos e culturas em cujo meio ele não é conhecido (Missão no singular).

  1. H. Bavinck define assim: “Missões é aquela atividade da igreja, essencialmente nada mais do que a atividade de Cristo, realizada por meio da igreja, pela qual a igreja, neste período intermediário, chama os povos da terra ao arrependimento e à fé em Cristo, de modo que se tornem seus discípulos e, pelo batismo, sejam incorporados a comunhão daqueles que esperam a vinda do Reino”. Carlos Del Pino diz que “a missão da igreja não pode ser algo independente de Deus e de Cristo, como se a igreja pudesse realizá-la por si só”.

No debate contemporâneo entre missão e evangelização, a maioria dos missiólogos sustentam a visão de que evangelização é um indispensável componente da missão da Igreja. Missão, dizem eles, inclui tudo o que a Igreja é chamada por Deus para fazer no mundo visando a manifestação de sua glória. Evangelização refere-se ao específico processo de espalhar as boas novas acerca de Jesus Cristo como a salvação de Deus aos povos.

Por: Luís Roberto Navarro Avellar

CategoryArtigos, Pastoral
Write a comment:

*

Your email address will not be published.

Left Menu Icon