No boletim da semana passada tratamos sobre o tema Motivos para Fazermos Missões, e vimos que o primeiro motivo correto é “o desejo de que Deus seja adorado e sua glória conhecida entre todos os povos da terra”. Este é um ponto tão importante, que decidi trabalhar mais sobre ele na pastoral de hoje.

Dr. Martyn Lloyd-Jones, escreveu: “O objetivo supremo desta obra é glorificar a Deus. Esse é o ponto central. Esse é o objetivo que deve dominar e sobrepujar todos os demais. O primeiro objetivo da pregação do evangelho não é salvar almas; é glorificar a Deus. Não se tolerará que nenhuma outra coisa, por melhor que seja nem por mais nobre, usurpe esse primeiro lugar”. Nessa mesma linha, o Pr. John Piper, em seu livro Alegrem-se os Povos – A Supremacia de Deus em Missões, escreveu: “o desafio missionário existe e persiste porque o culto pleno a Deus ainda não existe”. O culto é o alvo último da igreja. O culto a Deus deve ter prioridade na igreja, não a obra missionária, porque Deus é a finalidade de tudo, e não o ser humano.

John Piper, complementa: “A adoração é o combustível e a meta das missões. É a meta das missões porque nelas simplesmente procuramos levar as nações ao júbilo inflamado da glória de Deus. O alvo das missões é a alegria dos povos na grandiosidade de Deus. ‘Reina o Senhor. Regozije-se a terra, alegrem-se as muitas ilhas’ (Sl 97:1). ‘Louvem-te os povos, ó Deus; louvem-te os povos todos. Alegrem-se e exultem as gentes’ (Sl 67:3-4). Quando a chama da adoração arder com o calor da verdadeira excelência de Deus, a luz das missões brilhará para os povos mais remotos da terra. (Ef 1:4-6; cf 12-14; Sl 106:7,8; Rm 9:17; Êx 14:4,17,18; Ez 36:22,23,32).”

A primeira pergunta do Catecismo de Westminster diz: “Qual é o fim principal do ser humano?” E a resposta é: “O fim principal do ser humano é glorificar a Deus e gozá-Lo para sempre.” É dentro desta perspectiva reformada e bíblica maior da prioridade última da glória de Deus que nossa reflexão a respeito da obra missionária se encontra.

O professor de missiologia e pastor presbiteriano Rev. Gildásio Reis, em sua apostila de aula, escreveu: “A obra missionária começa e termina com o culto prestado à glória de Deus. Começa, porque somente o culto genuíno e profundo pode motivar adequadamente a igreja para assumir sua vocação missionária. E termina, porque o alvo último e o fim principal de toda humanidade é glorificar a Deus e gozá-Lo para sempre. E na obra missionária, procuramos levar as nações à mesma alegria e exaltação que caracteriza o nosso culto a Deus. Portanto, quando afirmamos que a obra missionária é a prioridade penúltima na igreja não estamos diminuindo a sua importância. Estamos meramente fazendo o que devemos, maximizando a tarefa de glorificar a Deus e gozá-Lo para sempre. (Apocalipse 5:9-10; 7:9-10)”.

Por: Luís Roberto Navarro Avellar

CategoryArtigos, Pastoral
Write a comment:

*

Your email address will not be published.

Left Menu Icon