Na semana passada iniciamos uma série de estudos sobre o tema Os Cinco Solas da Reforma, e consideramos sobre o primeiro deles, a saber, Sola a Scriptura. Hoje consideraremos sobre o segundo, Solus Christus.
Solus Christus – “Somente Cristo”, ou a suficiência e exclusividade de Cristo. A Bíblia nos diz que “há um só Deus e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem” (1Tm 2:5), que, “por isso, também pode salvar totalmente os que por ele se chegam a Deus, vivendo sempre para interceder por eles” (Hb 7:25) e que “não há salvação em nenhum outro; porque abaixo do céu não existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos” (At 4:12).

Como bem observou o Rev. João Alves dos Santos: “Não precisamos de intercessão de Maria ou dos santos, nem têm eles qualquer poder para tal. Quem disse ‘na casa de meu Pai há muitas moradas… vou preparar-vos lugar’, foi Jesus e não Maria (Jo 14:2). A obra de Cristo é suficiente para a nossa salvação. Sem Cristo não há salvação. Se alguém não confiar única e exclusivamente na obra salvadora de Jesus, em hipótese alguma, poderá ser salvo. Maria e todos os demais crentes só puderam ser salvos pela graça e mediação eficaz de Cristo.” (https://www.monergismo.com/textos/teologia_reformada/doutrinas_reforma.htm).

Quando o povo de Listra quis adorar a Paulo e Barnabé, sua resposta foi a seguinte: “Senhores, por que estão fazendo isto? Nós também somos seres humanos como vocês, sujeitos aos mesmos sentimentos, e anunciamos o evangelho a vocês para que se convertam destas coisas vãs ao Deus vivo, que fez o céu, a terra, o mar e tudo o que neles há.” (At 14:15).

“À medida que a fé evangélica se secularizou, seus interesses se confundiram com os da cultura. O resultado é uma perda de valores absolutos, um individualismo permissivo, a substituição da santidade pela integridade, do arrependimento pela recuperação, da verdade pela intuição, da fé pelo sentimento, da providência pelo acaso e da esperança duradoura pela gratificação imediata. Cristo e sua cruz se deslocaram do centro de nossa visão.” (James Boice. Reforma hoje: Uma convocação feita pelos evangélicos confessionais. Cultura Cristã).

A Reforma trouxe à Igreja o Evangelho simples dos apóstolos, centrado na suficiência e exclusividade da obra de Cristo para a salvação. A velha confissão de Paulo foi de novo a confissão dos reformadores: “Porque decidi nada saber entre vós, senão a Jesus Cristo e este crucificado” (1Co 2:2).

O Rev. Hernandes Dias Lopes resumiu o Solus Christus com as seguintes palavras: “Somos salvos por Cristo Jesus e apenas por ele. Não é Jesus mais Maria, é só Jesus. Não é Jesus mais nosso mérito, é só Jesus. Não é Jesus mais a igreja, é só Jesus. Não há nenhum outro nome dado entre os homens pelo qual importa que sejamos salvos. Ele é o único Mediador entre Deus e os homens. Ele é a porta do céu e o caminho para Deus. Ele morreu pelos nossos pecados e ressuscitou para a nossa justificação. Só ele tem as palavras de vida eterna. Só nele temos copiosa redenção.” (ipbvit.org.br).

Somente Cristo!
Por: Rev. Luís Roberto Navarro Avellar

Write a comment:

*

Your email address will not be published.

Left Menu Icon