Nesse mês da Reforma Protestante temos considerado semanalmente o tema Os Cinco Solas da Reforma. Nas semanas anteriores falamos sobre Sola a Scriptura (Somente a Escritura) e Solus Christus (Somete Cristo). Hoje falaremos sobre Sola Gratia.

Os reformadores entenderam a importância da graça de Deus para o ensino bíblico sobre a salvação. De fato, um dos lemas que veio a definir o ensino da Reforma era sola gratia, que é o latim para “somente pela graça”. Somos salvos somente pela graça de Deus. O apóstolo Paulo diz que somos salvos pela graça, mediante a fé (Ef 2.8). Não podemos ser salvos pelos nossos próprios méritos e esforços, pois antes de sermos alcançados pela graça de Deus, estávamos espiritualmente mortos: “Ele vos deu vida, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados, nos quais andastes outrora, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe da potestade do ar, do espírito que agora atua nos filhos da desobediência.” (Ef 2:1,2).

Depois de anos buscando alcançar a salvação pelos seus esforços, o reformador Martinho Lutero finalmente entendeu, através das Escrituras, que não é possível para o ser humano ser salvo pelo cumprimento da Lei. “Como está escrito: Não há justo, nem um sequer… visto que ninguém será justificado diante dele por obras da lei, em razão de que pela lei vem o pleno conhecimento do pecado.” (Rm 3.10,20); “E é evidente que, pela lei, ninguém é justificado diante de Deus, porque o justo viverá pela fé.” (Gl 3.11).

Os reformadores compreenderam que, tendo como base a justiça de Cristo, Deus pode e efetivamente declara justo aquele que crê. Este ato de declarar justo é algo completamente gratuito, pois o homem nada fez para merecer isso, uma vez que tudo provêm da obra e dos méritos do Senhor Jesus Cristo. Jesus não só morreu por nós, mas viveu por nós. Cada ato de obediência, seja no batismo para “se cumprir toda justiça” (Mt 3.15), seja na tentação no deserto (Mt 4.1-11), foram realizados em nosso favor. A base da nossa justificação é a graça de Deus, e a justiça que é colocada em nossa conta é a retidão e obediência de Jesus em seu ministério terreno.

O Rev. Hernandes Dias Lopes, tratando sobre o Sola Gratia, escreveu:

1. Deus nos salvou não por causa dos nossos méritos, mas apesar dos nossos deméritos. A salvação não é uma conquista das obras, mas uma oferta da graça.

2. Deus nos salvou não pelo nosso esforço, mas pelo sacrifício de seu Filho. A salvação não é resultado de esforço humano, mas da ação divina. Não é fruto do trabalho humano, mas do sacrifício de Jesus na cruz.

3. Deus nos salvou não pelos nossos predicados morais, mas por sua imerecida graça. Graça é um dom imerecido. Deus dá a salvação a pecadores indignos.

4. Deus nos salvou não para que exaltássemos a nós mesmos, mas para que fôssemos troféus de sua graça. A salvação procede Deus, é realizada e consumada por Deus para que ele receba toda a glória. Hoje somos filhos de Deus, herdeiros de Deus, a menina dos olhos de Deus, troféus da graça de Deus! (ipbvit.org.br).
Somente a Graça!

Por: Rev. Luís Roberto Navarro Avellar

Write a comment:

*

Your email address will not be published.

Left Menu Icon