Todo pastor encontra pessoas que desistiram, ou que estão tentadas a desistir da convivência com o povo de Deus. Fazer isso é desobedecer diretamente a Hebreus 10:24-25, que diz: “e consideremo-nos uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e às boas obras, não abandonando a nossa congregação, como é costume de alguns, antes admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais, quanto vedes que se vai aproximando aquele dia.” Esta passagem nos adverte a não negligenciar a comunhão e a participação na igreja local, e também aponta para as razões que podem nos levar a isto. Aqui estão duas razões pelas quais você pode ser tentado a negligenciar a convivência com o povo de Deus.

Você Se Esquece Do Que Você Traz. No pano de fundo do livro de Hebreus está o ensinamento do Novo Testamento que nós, como cristãos, somos como um corpo — o corpo de Cristo. Em Romanos 12, Paulo diz: “Pois assim como em um corpo temos muitos membros, e nem todos os membros têm a mesma função, assim nós, embora muitos, somos um só corpo em Cristo, e individualmente uns dos outros.” De algum modo, Deus olha para os cristãos assim como olhamos para as muitas partes de um corpo — muitas partes, mas uma única pessoa. Paulo explica o mesmo tema em 1 Coríntios, e em ambas as passagens ele retira a mesma aplicação — que assim como cada parte do corpo tem uma função importante, cada cristão tem um dom importante. Assim como cada parte do corpo faz com que o corpo funcione bem e como um todo, o dom de cada cristão se destina a fazer com que a igreja funcione bem e como um todo. Não há partes supérfluas do corpo, e não há cristãos supérfluos.

Você Se Esquece Do Que Você Precisa. Se é verdade que Deus o dotou para ser uma parte do todo, há uma implicação importante nisto: Deus dotou aos outros também. Você é incompleto sem sua igreja. Deus não lhe concedeu dons, unicamente entre todas as pessoas, para que você possa prosperar e crescer sem os dons que ele concedeu aos outros. Você faz parte do corpo, mas apenas uma parte pequena e específica dele. A menos que você possa imaginar seu polegar saindo por conta própria e construindo uma vida para si mesmo, ou a menos que você possa imaginar seu apêndice se desligando do corpo e tendo uma vida próspera, você não deve se imaginar deixando a comunhão da igreja local. Desta forma, deixar de se reunir com o povo de Deus é um sinal de orgulho avassalador e ultrajante.

De alguma maneira, você determinou que os dons que Deus concedeu aos outros não têm nenhuma importância real para você, ou você determinou que é tão talentoso que pode facilmente sobreviver sem os outros. A realidade, certamente, é que Deus fez os cristãos para prosperar e sobreviver apenas em comunidade. Cristãos solitários são cristãos mortos. Deus fez você parte do corpo, e você precisa do resto do corpo para funcionar bem. Quando você deixa de se reunir com o povo de Deus, você está se privando dos dons que Ele deu aos outros irmãos — dons que o glorificam quando eles os usam para o seu bem.

(Extraído e adaptado do site coalizaopeloevangelho.org. Traduzido por Claudio L. Chagas)

 Por: Tim Challies

Write a comment:

*

Your email address will not be published.

Left Menu Icon