Rev. Luis Roberto Navarro Avellar

Parte de uma antiga canção popular brasileira diz: “só vou gostar de quem gosta de mim…”. Tenho observado muitas pessoas, inclusive cristãs, escrevendo nas redes sociais frases do tipo: só vou me importar com quem se importa comigo, só vou valorizar quem me valoriza, só vou gastar tempo com quem vale a pena… Esse tipo de pensamento é muito comum em livros de autoajuda, mas não possuem nenhum embasamento bíblico, na verdade, a Bíblia ensina algo muito diferente.

A palavra “amor”, conforme a Bíblia, em essência significa um compromisso sólido de agir sacrificialmente para com outra pessoa.

O amor é o principal de todos os mandamentos. Jesus disse que o maior de todos os mandamentos é amar a Deus acima de tudo e amar ao próximo como a nós mesmos (Marcos 12.28-31). Conforme lemos em 1 João 4.20, não podemos amar a Deus a quem não vemos se não amamos os irmãos a quem vemos.

O apóstolo Paulo escreveu: “Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros” (Romanos 12.10). O amor não visa seus próprios interesses. Jesus disse: “Novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros; assim como eu vos amei, que também vos ameis uns aos outros. Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos: se tiverdes amor uns pelos outros” (João 13.34,35).

Amar é dar, e não receber. “Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” (João 3.16).

O amor de Deus é a base e o exemplo para que nós expressemos amor. “Amados, amemo-nos uns aos outros, porque o amor procede de Deus; e todo aquele que ama é nascido de Deus e conhece a Deus. Aquele que não ama não conhece a Deus, pois Deus é amor. Nisto se manifestou o amor de Deus em nós: em haver Deus enviado o seu Filho unigênito ao mundo, para vivermos por meio dele. Nisto consiste o amor: não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou e enviou o seu Filho como propiciação pelos nossos pecados.” (1 João 4.7-10).

Como cristãos, não podemos amar conforme o mundo nos ensina, ou seja, amar apenas aqueles que nos amam. Devemos amar conforme Deus nos amou, conforme a Bíblia nos manda. Que o Senhor nos ajude, amém!
___________
Texto publicado no boletim da Igreja Presbiteriana de Jundiaí de 27/4/2014.

IP Jundiai

CategoryArtigos
Left Menu Icon