“Façam tudo sem murmurações nem discussões” (Filipenses 2:14)

O Dia de Ação de Graças se aproxima. Na próxima quinta-feira celebraremos esse dia. Ao refletir sobre a importância da gratidão, podemos perceber o quanto temos falhado. Basta verificarmos o quanto reclamamos, o quanto murmuramos. Além de escrever: “Em tudo, deem graças, porque esta é a vontade de Deus para vocês em Cristo Jesus.” (1 Ts 5:18), Paulo também escreveu: “Façam tudo sem murmurações nem discussões” (Filipenses 2:14).

No artigo Pare de murmurar!*, David Tripp escreveu:
“Você pode imaginar um único dia eu não seja de algum modo arruinado por reclamações? Imagine acordar de madrugada e estar completamente livre de estresse e pressão. Imagine deitar à noite e dormir com um coração completamente satisfeito com cada situação do dia. Imagine ser um pai e não reclamar do seu filho. Imagine ser um cônjuge e não reclamar de seu marido ou esposa. Imagine ser um cidadão e não reclamar do seu vizinho ou do governo. Imagine ser um trabalhador e não reclamar do seu chefe ou patrão. Agora, não há dúvida de que o mundo e as pessoas nele irão devastar a sua vida. Haverá razões santas para gemer e orar por mudança (Romanos 8.23). Porém, com mais frequência do que o contrário, suas reclamações revelam o seu coração egoísta e as coisas que você deseja (Lucas 6.45). Meu desejo é olhar para as duas palavras que Paulo usa – murmuração e contenda [discussão] – e explorar o que elas dizem acerca do nosso coração.

Murmuração – ‘Eu mereço algo melhor’
Murmuração tem a ver com o lado emocional da reclamação. A tradução em português é onomatopeica, o que significa que a palavra representa de modo audível a sua definição. A murmuração diz: “Eu mereço algo melhor!”. Quando nós murmuramos, nós nos inserimos no centro do nosso universo e achamos que tudo na vida é sobre nós. Quando não conseguimos o que queremos, imediatamente quando queremos e precisamente como queremos, nós murmuramos. É a representação audível de um coração capturado pelo reino claustrofóbico do eu.

Contenda [Discussão] – ‘Eu sei o que é melhor’
Contenda pode ser traduzida por “discussão” (Nova Versão Internacional) ou “questionamento” (Sociedade Bíblica Britânica). Ela simplesmente diz: “Eu sei o que é melhor! Se eu governasse o meu mundo, eu faria X, Y e Z de outra forma”. Você está questionando a soberania e a sabedoria de Deus. É claro que você nunca iria comprometer publicamente a sua teologia, mas, nos momentos privados da sua vida, você verdadeiramente questiona quem deveria ser Deus. Talvez você não chegasse ao ponto de substituir Deus, mas você tentaria e acrescentaria um quarto assento na Santíssima Trindade!”.

Que o Senhor nos ajude a termos um coração grato, a ponto de pararmos de murmurar e de discutir, pararmos de reclamar e de contender.

* Artigo Pare de Murmurar!, de Paul David Tripp. Tradução: Vinícius Silva Pimentel. Extraído e adaptado do site voltemosaoevangelho.com

Por: Rev. Luís Roberto Navarro Avellar

Write a comment:

*

Your email address will not be published.

Left Menu Icon