Vivemos em um mundo individualizado, totalmente voltado para a satisfação pessoal, onde todos buscam o próprio prazer a qualquer preço, sem importar-se com o próximo. Infelizmente isso acontece mesmo na família. Muitos problemas da família, sobretudo no que diz respeito aos relacionamentos no lar, se devem ao egoísmo, ou seja, ao excesso de amor que a pessoa tem por si mesma que a leva a amar menos o outro, ou mesmo, a não amar o outro.

Maridos egoístas tendem a não cuidar de suas esposas, querendo apenas que elas os sirvam. Esposas egoístas tendem a pensar apenas em suas próprias necessidades e desejos, deixando seus maridos desassistidos. Pais egoístas quase nunca têm tempo para seus filhos, e por vezes os enxergam como um peso, e não como bênção do Senhor. Filhos egoístas não consideram as necessidades dos pais e vivem querendo apenas serem servidos, e nunca têm disposição de auxiliar aos pais nas tarefas de casa.

Pessoas que se amam muito, egoístas, pensam muito em si mesmas. Timothy Keller, em seu livro Ego Transformado, escreve que “a essência da humildade resultante do evangelho não é pensar em mim mesmo como se eu fosse mais nem pensar em mim mesmo como se eu fosse menos; é pensar menos em mim mesmo.” (p.34).

Jesus nos ensina que devemos amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos (Mt 22.37-39). O “amar ao próximo como a nós mesmos” deve começar em casa.

Ao considerar sobre o significado do amor bíblico, os autores do Manual de Autoconfrontação, escrevem: “A palavra ‘amor’ nas Escrituras significa essencialmente um compromisso sólido de agir sacrificialmente para com outra pessoa.” Amar é dar, e não receber (João 3.16). O amor de Deus é a base e o exemplo para que você expresse amor (1 João 4.7-10). Deus deu o Seu Filho unigênito. O Senhor Jesus Cristo deu a Si mesmo por amor à sua igreja (Gálatas 1.4, 2.20). O Senhor Jesus Cristo deu a Si mesmo como resgate em favor da sua Igreja (Isaías 53.4-12; 1 Timóteo 2.6). O Senhor Jesus Cristo, demonstrando o Seu amor, serviu aos outros, mesmo sendo Ele o Mestre (João 13.3-17).

As características do amor semelhante ao de Cristo devem ser demonstradas mesmo em meio a situações difíceis no lar.

Como escreveu Philip Ryken no livro Amar como Jesus Ama: “Um cristão é alguém que tem experimentado o amor de Jesus e, por isso, busca o amor no relacionamento com outras pessoas.” (p.260). Então, a pergunta é: Você está buscando o amor? Está buscando amor com empenho? Está buscando amar sua família?

Por: Luís Roberto Navarro Avellar

CategoryArtigos, Pastoral
Write a comment:

*

Your email address will not be published.

Left Menu Icon