Hoje estamos celebrando o “Dia do Adolescente Presbiteriano”. Somos gratos a Deus pela vida dos nossos adolescentes e queremos ser bênção na vida deles. Proponho duas sugestões para sermos bênção na vida dos nossos adolescentes:

  • Conecte-se aos adolescentes.

Mais do que convivermos com os adolescentes, tolerarmos os adolescentes, precisamos nos conectarmos a eles.  Conexão envolve relacionamento, envolve empatia, envolve amor bíblico (sacrificial), envolve paciência e dedicação. Os adolescentes não podem ser vistos como um problema, como um incômodo, como um aborrecimento. Eles são pecadores, assim como seus pais e conselheiros, e carecem da graça de Deus.

Precisamos enxergá-los como uma oportunidade que Deus nos dá de fazermos discípulos e para isso precisamos nos conectarmos a eles. Nossos adolescentes são “herança do Senhor”. Procure entender seu filho adolescente. Isso implica em ouvi-lo. Uma das reclamações mais comuns feitas pelos adolescentes é que seus pais não os ouvem. Precisamos investir mais do nosso tempo aos adolescentes, nos dedicando a ouvi-los a fim de compreender seus desafios, suas dores, seus medos e expectativas.

  • Aponte aos adolescentes o caminho da verdadeira felicidade e segurança em Cristo Jesus

Os adolescentes buscam segurança e prazer. À medida que nossos adolescentes tentam preencher seus desejos, precisamos ajudá-los para que entendam o maior de todos os prazeres. Precisamos trazê-los à nossa intimidade e compartilhar com eles como conhecemos a maravilha da presença de Deus e a glória de nos alegrarmos nEle.

Tedd Tripp, no artigo Dê ao seu Adolescente uma Visão da Glória de Deus, escreve: “Nossos adolescentes enfrentam situações difíceis. Eles sabem o que é ser vítima de fofoca, ser humilhado, excluído, traído, pois vivemos num mundo caído. Eles se machucam seriamente nos esportes, não conseguem entrar na peça de teatro da escola, no time ou na faculdade que gostariam. Também vivem com pais que os desapontam e com irmãos que são egoístas. Porém, muito mais importante do que escapar de todos esses problemas é conhecer a Deus em meio a toda a confusão da vida, ser alguém que habita na presença dEle e está firmado na rocha por Ele, alguém que está acima das contendas e das tempestades, pois está seguro no relacionamento com Deus – é para isso que fomos criados. O desejo de que a vida faça sentido e seja cheia de significado é, no final das contas, projetado para nos conduzir a Deus.”

Precisamos ensinar aos nossos adolescentes que eles foram criados para Deus e que só encontrarão descanso e prazer nEle, através de Cristo. Não basta mostrar a eles que são pecadores, precisamos ensiná-los a se alegrarem na misericórdia e no amor generoso de Deus. Devemos falar a eles sobre a graça de Deus em Cristo Jesus. Que Deus nos ajude a sermos bênção na vida dos nossos adolescentes.

Parabéns, queridos adolescentes!

Por: Rev. Luís Roberto Navarro Avellar

Write a comment:

*

Your email address will not be published.

Left Menu Icon