O mês de maio é considerado o mês da família. Certamente não há uma área tão importante na nossa vida e na vida da igreja cristã quanto a família.

Temos abordado acerca desse importante tema nos estudos bíblicos às quintas-feiras tratando sobre os “Fundamentos Bíblicos da Família”. Nossa base em nossos estudos sobre família, sobre nossos papéis no lar, sobre como tratar os conflitos na família, sobre como devemos nos relacionar em família, é a Palavra de Deus, a Bíblia.

Cremos que a Bíblia é suficiente. Temos nas Escrituras Sagradas tudo que precisamos saber para conduzir nossa vida e nosso lar de acordo com a vontade do Senhor. “A Bíblia é, em primeiro lugar e acima de tudo, o registro da revelação que nos informa qual era o plano de Deus, quais eram os alvos de Deus e o que Deus prescreve para a família. […] A Bíblia é nossa fonte de informação sobre o que a família é e o que ela deveria ser.” (Harriet e Gerard van Groningen, A Família da Aliança, p. 21).

Como bem observou o Dr. David Merkh: “A Bíblia começa (Gn 1—3) e termina (Ap 19—21) com casamentos e inclui ‘manuais do lar’ no meio: os Salmos do lar (78, 101, 112, 127 e 128), Provérbios (o manual da paternidade) e Cântico dos Cânticos. Podemos dizer que a instrução sobre a família encontra-se nos principais gêneros literários da Bíblia”. (David Merkh, Comentário Bíblico Lar, Família & Casamento, p. 19)

As Escrituras registram a instituição divina do casamento e apresentam uma teologia cristã de casamento e educação dos filhos.

Você quer saber qual o propósito de Deus para o seu casamento? Encontramos logo no início das Escrituras, nos primeiros capítulos de Gênesis, os fundamentos de Deus para o casamento. O casamento é uma instituição criada pelo próprio Deus – Gn 2:18; O casamento é atestado pelo próprio Deus como sendo muito bom – Gn 1:31; Sua importância, significado e implicações – Gn 2:24: O propósito de Deus é que, ao casarem-se, o homem e mulher deixem pai e mãe; unam-se um ao outro; e tornem-se uma só carne.

Você marido, quer saber qual o seu papel na família? Em Efésios 5:25-33, Colossenses 3:19 e 1 Pedro 3:7 aprendemos acerca da liderança amorosa masculina.

Você esposa, precisa entender o que Deus requer de você no casamento? Em Gênesis 2:18, Efésios 5:21-24, Colossenses 3:18 e 1 Pedro 3:1-6 encontramos os princípios acerca da complementaridade da esposa na vida do marido.

Pais, vocês precisam saber os princípios de Deus para a educação dos seus filhos? Vejam os princípios de disciplina que há em Provérbios 13:24, 22:15; 23:13-14 e 29:17. Atentem para a responsabilidade de vocês em Deuteronômio 6:4-9, Provérbios 22:6, Efésios 6:4, Colossenses 3:21. Ensinem seus filhos a temerem a Deus, conforme Provérbios 1:7, 9:10, 10:27, 14:27. Ensinem os seus filhos a obedecerem vocês, conforme Provérbios 1:8, 3:11-12, 4:1-4, 6:20-23.

Filhos, vocês precisam saber sobre o mandamento de Deus com promessa para suas vidas, conforme Êxodo 20:12, Efésios 6:1-3.

Por: Rev. Luís Roberto Navarro Avellar

CategoryArtigos, Pastoral
Write a comment:

*

Your email address will not be published.

Left Menu Icon