O Domingo da Igreja Perseguida (DIP) é um movimento nacional de oração em favor dos cristãos perseguidos idealizado pelo Irmão André, fundador da Missão Portas Abertas. Estima-se que mais de 360 milhões de cristãos enfrentam algum tipo de perseguição. Eles precisam de você e de sua Igreja.

A data varia de ano a ano, pois acontece no domingo depois do Pentecostes. Isso porque Atos 4 marca o início da perseguição aos cristãos logo após a descida do Espírito Santo, com a prisão de Pedro e João. Simbolicamente, então, afirma-se que esse foi o “início” da Igreja Perseguida.

Há mais de 360 milhões de cristãos enfrentando perseguição no mundo. Há países onde seguir a Jesus pode custar a vida. Este ano, com o tema “Os Países Mais Perigoso para os Cristãos”, vamos nos unir em oração pelos irmãos e irmãs que vivem nos 11 países onde a perseguição atinge o nível extremo. O papel da Igreja não é impedir que a perseguição aconteça, mas preparar seus membros para enfrentá-la até o fim, independentemente das consequências. Por isso, os cristãos perseguidos não pedem oração para que a perseguição acabe, mas para que eles permaneçam fiéis até a morte.

Os países mais perigosos para os cristãos são os 11 primeiros colocados na Lista Mundial da Perseguição (LMP) 2023, ou seja, lugares onde a perseguição aos seguidores de Jesus atinge o nível extremo. Apesar de terem isso em comum, a realidade é bem diferente em cada um deles.

De maneira geral, a maioria dos países mais perigosos para os cristãos são islâmicos ou de maioria muçulmana, as únicas exceções são Coreia do Norte e Índia. Em nove dos 11 países com perseguição extrema, a religião principal é o islamismo. São eles: Somália, Iêmen, Eritreia, Líbia, Nigéria, Paquistão, Irã, Afeganistão e Sudão. Desses, em sete o tipo de perseguição predominante é a opressão islâmica, ficando de fora apenas Iêmen – onde o principal tipo de perseguição é a opressão do clã – e Eritreia – onde o principal tipo é a paranoia ditatorial.

Outro ponto em comum é que em vários desses países há a necessidade de manter a fé em segredo, com os cristãos sendo obrigados a viver como cristãos secretos por motivos de segurança. Essa é uma realidade na Coreia do Norte, Somália, Iêmen, Líbia, Irã e Afeganistão.

Uma característica em comum em alguns dos países mais perigosos para os cristãos são os ataques de grupos extremistas islâmicos. Eles são frequentes na Nigéria, Somália, Iêmen, Líbia e Paquistão.

Além disso, há nações onde, em teoria, a fé cristã pode ser pública, mas, na prática, cristãos enfrentam prisões e punições severas por participarem de atividades cristãs. Esse é o caso de Eritreia, Sudão e Índia.

Ore em favor dos cristãos perseguidos.

Extraído do site da Missão Portas Abertas: https://portasabertas.org.br

Por: Rev. Luís Roberto Navarro Avellar

Write a comment:

*

Your email address will not be published.

Left Menu Icon