Hoje é comemorado na IPB o Dia do Homem Presbiteriano. Quais devem ser as características de um homem presbiteriano, ou seja, de um homem de Deus?

À luz das Escrituras, o pastor e missionário Carlos Llambes, considera cinco características que devem ser parte da vida daquele que é chamado um homem de Deus. Para lembrarmos de uma maneira fácil, ele as chamou de 5 C’s: Cristo, Cruz, Convicção, Compromisso, Caráter.

Cristo. O homem que merece esse adjetivo de ser um homem de Deus deve ser alguém que se arrependeu dos seus pecados, que depositou a sua fé na obra salvadora de Cristo em seu favor na cruz, e que decidiu seguir a Cristo com humildade, simplicidade de coração e transformação de vida que demonstra uma dependência e obediência total a Sua Palavra. Esse é um homem que, como o apóstolo Paulo está disposto a dizer e viver que “para mim o viver é Cristo e o morrer é lucro” (Fp 1.21).

Cruz. O homem de Deus deve ter um conceito alto sobre o que representa a cruz, e deve procurar guiar suas conversas com o os não cristãos de modo a fazer conhecer o que significa a cruz de Cristo. Paulo pregava a cruz, ainda que fosse loucura para os que se perdem (1Co 1.18). A cruz de Cristo era a fonte de toda glória que Paulo podia ter, “Mas longe esteja de mim gloriar-me, senão na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo está crucificado para mim, e eu, para o mundo” (Gl 6.14). Um homem de Deus entende o seu chamado a negar a si mesmo, tomar a sua cruz, e seguir a Jesus (Mc 8.34).

Convicção. Um homem ao que podemos chamar homem de Deus deve estar plenamente convencido da existência de Deus e da revelação divina da Sua Palavra, e defender e proclamar essas verdades em qualquer lugar. O peso da sua convicção deve ser tal que ele está disposto a pagar o preço que for para defender a verdade do evangelho. Esse homem deve estar convencido do seu lugar como sal da terra e luz do mundo (Mt 5.13-14), e portanto, vai buscar que aconteça o que diz Mateus 5.16 “Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus”.

Compromisso. Essa qualidade é de vital importância. Homem nenhum pode ser levado a sério se não está comprometido genuinamente. Compromisso com o que? Ele deve estar comprometido com: A causa de Cristo; Sua esposa (ou namorada); Seus filhos (se tiver); Sua família; Sua igreja; Seus estudos; Seu trabalho. O homem comprometido demonstra lealdade a tudo o que foi mencionado. É um homem que, ao final da sua vida, poderá repetir as palavras de Paulo “Combati o bom combate, completei a carreira, guardei a fé” (2Tm 4.7).

Caráter. Por caráter cristão deve-se entender a semelhança nossa com Cristo, o que implica o desafio mais importante e nosso maior objetivo na vida cristã. Já que o que nos identifica como filhos de Deus, habitados pelos Espirito Santo, não são os dons, mas os frutos, que revelam que existe sabedoria divina correndo em nosso ser. Que seja a nossa meta ser um retrato vivo de Cristo na terra. Quando Paulo fala a Timóteo sobre os requisitos para servir, seja como bispo ou diácono (1Tm 3), todos têm a ver com caráter.

Extraído e adaptado do site coalizaopeloevangelho.org. Traduzido por: Juliano Dias dos Santos
Por: Rev. Luís Roberto Navarro Avellar

Write a comment:

*

Your email address will not be published.

Left Menu Icon