A doutrina da providência divina nos concede como cristãos uma confiança segura em Deus para o futuro desconhecido. Portanto, os cristãos devem ser eternos otimistas. O Catecismo de Heidelberg, pergunta 28, diz que a doutrina da providência nos encoraja a colocar nossa “firme confiança em nosso fiel Deus e Pai”. Literalmente, traduzido do holandês, “tenha uma boa expectativa”. Filho de Deus, você tem uma boa expectativa para o seu futuro? A mão de nosso Pai governa o mundo, e ninguém pode impedir que Seus propósitos sejam cumpridos (Dn 4:35). “Deus não nos destinou para a ira, mas para alcançar a salvação mediante nosso Senhor Jesus Cristo” (1 Ts 5:9). Você está nas mãos do Pai e do Filho e não há lugar mais seguro no mundo (Jo 10:28-29).

Visto que Deus governa todas as coisas, podemos nos alegrar agora que um dia chegaremos em segurança à nossa herança eterna. Paulo diz: “Se Deus é por nós, quem será contra nós? Aquele que não poupou o seu próprio Filho, antes, por todos nós o entregou, porventura, não nos dará graciosamente com ele todas as coisas?” (Rm 8:31-32). Paulo se gloria no resultado seguro da providência: “Porque eu estou bem certo de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as coisas do presente, nem do porvir, nem os poderes, nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura poderá separar-nos do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor” (vv. 38–39).

A doutrina da providência também implica que o oposto é verdadeiro. Se Deus está contra você quem pode ajudá-lo? Nada em toda a criação pode protegê-lo da ira de Deus se você continuar em seus pecados e se recusar a receber Seu Filho com uma fé quebrantada. Se você é um pecador impenitente, considere que você é um inimigo do Deus da providência. Você orgulhosamente confia em si mesmo ao invés de buscar Sua graça em oração. Se não se arrepender, Ele tirará todo o bem de você e usará Seu poder soberano para puni-lo para sempre.

Por Sua providência o Senhor está reunindo um povo para si deste mundo perverso. A providência mais extraordinária de Deus é o envio de Seu Filho para redimir os pecadores (Gl 4:4-5). Quando homens maus crucificaram Jesus Cristo, eles cumpriram o propósito soberano de Deus de que Seu Filho morresse como resgate por muitos (Mc 10:45; At 4:27-28). Deus ressuscitou Cristo dos mortos pelo Seu poder, que agora está sentado à direita de Deus como Rei dos reis e Senhor dos senhores (Sl 2:6; 110:1).

Hoje, Deus está trabalhando por meio do evangelho para que todo aquele que se converte do pecado, confia em Cristo e invoca o nome do Senhor seja salvo (Rm 10:13). Será que a providência de Deus proporcionou que você encontrasse este artigo para que você se convertesse e seguisse a Cristo? Se você ainda não está salvo do seu pecado, então reconheça que você não está lendo essas palavras por acaso. Deus está falando com você. Pela graça de Deus, afaste-se daquilo em que você confiou anteriormente e coloque sua esperança no Deus vivo. E então regozije-se, pois Deus faz com que tudo coopere para o bem daqueles convertidos por Seu chamado, daqueles que o amam (Rm 8:28).

Extraído e adaptado do site pt.ligonier.org. Artigo: A providência de Deus Aplicada em Nossas Vidas

Por: Joel R. Beeke

Write a comment:

*

Your email address will not be published.

Left Menu Icon