“Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade.”  (João 17:17)

Como crentes em Cristo Jesus, nossa grande necessidade é crescermos em santificação, “pois a vontade de Deus é a santificação de vocês…” (1 Tessalonicenses 4:3). A ordem dada por Deus a todos os seus filhos é: “assim como é santo aquele que os chamou, sejam santos vocês também em tudo o que fizerem, porque está escrito: Sejam santos, porque eu sou santo.” (1 Pedro 1:15,16).

Em sua oração ao Pai, que é Santo, o Senhor Jesus fez a seguinte solicitação em nosso favor: “Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade.” (João 17:17). Comentando esse versículo, William Hendriksen escreveu: “o verbo empregado aqui significa separar do mundo pela verdadeira santificação de vida, de modo que no coração e na mente, em pensamentos, palavras e ações, a pessoa possa começar a viver mais e mais de acordo com a lei de Deus.” (Comentário do Novo Testamento – Exposição do Evangelho de João, 2004, p. 769).

Essa santificação só pode ocorrer se a pessoa nutrir o desejo de ser governada pela verdade, isto é, por meio da revelação redentora de Deus em Cristo, como o mais elevado padrão de vida e doutrina. Esta verdade é encarnada em Cristo, nele somente. Ele é a verdade. Entretanto, a palavra do Pai, que fora dada aos discípulos, deve ser a fonte da verdade para esses homens quando Jesus não mais estiver pessoalmente com eles. Essa palavra é a verdade. Ela é totalmente infalível. Sem ela a obra de santificação é inteiramente impossível. Jesus solicita, pois, que o Pai faça esses homens, em grau crescente, amar essa palavra e viver conforme a verdade de Deus revelada nesta mensagem que eles tinham recebido dele, e que ele, por sua vez, tinha recebido do Pai.

Pedro nos adverte: “Como crianças recém-nascidas, desejem o genuíno leite espiritual, para que, por ele, lhes seja dado crescimento para a salvação.” (1 Pedro 2:2). A Palavra de Deus é para nós o que o leite é para os bebês. Sem leite, eles não crescem, e sem a Palavra de Deus, nós não crescemos em santificação. Sem a Palavra de Deus, nós não crescemos à semelhança de Cristo.

No Salmo 119 encontramos muitas referências à capacidade que a Palavra tem de transformar vidas (transformação efetuada por Deus através da Sua Palavra):

  1. 9 – “De que maneira poderá o jovem guardar puro o seu caminho? Observando-o segundo a tua palavra.”
  2. 11 – “Guardo a tua palavra no meu coração para não pecar contra ti.”
  3. 16 – “Terei prazer nos teus decretos; não me esquecerei da tua palavra.”
  4. 133 – “Firma os meus passos na tua palavra, e não permitas que nenhuma iniquidade me domine.”

Busque a santificação através da Palavra de Deus. Que Deus nos santifique na Palavra, para a glória d’Ele e o nosso bem. Amém!

Por: Rev. Luís Roberto Navarro Avellar

Write a comment:

*

Your email address will not be published.

Left Menu Icon