Rev. Luis Roberto Navarro Avellar

Outubro é o mês no qual se comemora a Reforma Protestante. No dia 31 de Outubro de 1517, na porta da Igreja do Castelo de Wittenberg, na Alemanha, Lutero afixou as suas 95 teses que acabaram provocando o grande movimento religioso, conhecido como a Reforma do Século XVI.

Em suas teses, Lutero questionava o poder (ou mesmo a intenção) do Papa Luterode perdoar pecados ou de isentar alguém de penas, a não ser aquelas por ele mesmo impostas. Negava que esse perdão (de penas ou penitências) pudesse se estender aos que já haviam morrido e que, porventura, estivessem no purgatório. Para ele, só o arrependimento, seguido de atos de amor e penitência, com ou sem carta de perdão (indulgência) podia realmente perdoar pecados. Destacava o valor da Palavra de Deus, a qual não deveria ser silenciada em benefício da pregação das indulgências. A Reforma restituiu à Igreja a crença em doutrinas chaves, que se tornaram essenciais para a sua pregação e para distingui-la dos erros que continuaram e ainda são mantidos pela Igreja Romana até os nossos dias.

É a importância dessas doutrinas, conhecidas por sua designação latina Sola Scriptura, Solus Christus, Sola Gratia, Sola Fide e Soli Deo Gloria, que queremos apresentar ao longo das próximas semanas, baseado no artigo As Doutrinas da Reforma, do Rev. João Alves dos Santos.

Sola Scriptura – “Somente a Escritura”, ou a autoridade e suficiência das Escrituras. Para os reformadores, somente a Escritura Sagrada tem a palavra final em matéria de fé e prática. Tanto a autoridade única como também a suficiência das Escrituras têm sido doutrinas preciosas para as igrejas reformadas. Só a Escritura e toda a Escritura! Não precisamos de outra fonte para saber o que devemos crer e como devemos agir.

Hoje há uma tendência para se colocar a experiência humana e supostas revelações do Espírito no mesmo nível de autoridade das Escrituras, por parte de alguns grupos evangélicos. Na prática, às vezes essas experiências acabam se tornando mais desejadas e tidas como mais valiosas do que o próprio ensino das Escrituras. Tomam hoje o lugar que, no passado, tomava a Tradição.

É preciso que voltemos ao princípio da Sola Scriptura se queremos ser realmente reformados em nossas convicções e práticas. A Escritura, e não a nossa experiência subjetiva, deve ser o nosso critério de verdade. Nossa pregação não deve visar o que agrada aos homens, mas o que agrada a Deus. Já dizia Lutero que os tesouros das indulgências eram muito mais populares dos que os tesouros do Evangelho (teses 63 e 64), e isso, certamente, porque faziam as pessoas se sentirem bem, aliviadas do sentimento de culpa, pela promessa, ainda que falsa, de perdão de pecados.

Só a pregação da Lei associada ao Evangelho pode realmente trazer o homem ao arrependimento e ao perdão divino. As Escrituras são a espada do Espírito. É por elas, e não independente delas, que o Espírito age. Nossas experiências espirituais só têm valor se forem produzidas pela persuasão da Palavra.

Veja abaixo toda a série de pastorais sobre Os Cinco Solas da Reforma Protestante:

– Sola Scriptura
– Solus Christus
– Sola Gratia
– Sola Fide
– Soli Deo Gloria

____________
Extraído e adaptado. Artigo original: www.scribd.com/doc/44466/As-Doutrinas-da-Reforma
Pastoral publicada no Boletim da Igreja Presbiteriana de Jundiaí de 20/10/2013.

IP Jundiai

CategoryArtigos
Left Menu Icon