Rev. Luis Roberto Navarro Avellar

Continuando a série de estudos sobre o tema Os Cinco Solas da Reforma, através do artigo do Rev. João Alves dos Santos, consideraremos sobre o terceiro: Sola Gratia.

Sola Gratia – “Somente a Graça”, ou a única causa eficiente da salvação. Intimamente ligado ao princípio do Solus Christus está o da Sola Gratia. A Bíblia ensina que o homem é totalmente incapaz de fazer qualquer coisa para a sua salvação. Está espiritualmente morto em delitos e pecados. Um morto nada pode fazer sem que antes seja vivificado.

Paulo ensina como se operou a nossa salvação: “Ele vos deu vida, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados … e estando nós mortos em nossos delitos, nos deu vida juntamente com Cristo, – pela graça sois salvos” (Ef 2:1,5). Foi “pela graça”, diz Paulo, que fomos vivificados, estando nós mortos. A doutrina da inabilidade total do homem para salvar-se foi um dos marcos da Reforma.

No seu livro De Servo Arbítrio (“A Escravidão da Vontade”), Lutero nega que o homem tenha livre arbítrio, ou seja, a capacidade de escolher entre o bem e o mal, depois da queda. Vendido ao pecado, o homem não tem mais a habilidade para escolher o bem, pois sua vontade está presa ou escravizada pelo pecado. Só pode e só quer escolher o pecado. A salvação é, portanto, exclusivamente ato da livre e soberana graça de Deus. Não só Calvino, como geralmente se pensa, mas também Lutero e os demais reformadores deram grande ênfase na necessidade da graça soberana de Deus para a salvação do homem. É por isso que a eleição divina é incondicional.

Todavia, não era isso que a Igreja ensinava nos dias da Reforma. O catolicismo, seguindo o pensamento de Pelágio e, principalmente, de Tomás de Aquino, acreditava e ainda acredita que o homem não está totalmente corrompido em sua vontade e natureza. Ele precisa da graça de Deus, mas não no sentido regenerador, como cremos. Segundo a teologia romana o homem pode conhecer a Deus através de sua razão, conhecimento que é chamado de Teologia Natural.

Foi a Reforma que trouxe à luz a verdade da Sola Gratia, ensinada nas Escrituras. Onde a total inabilidade do homem for negada e os pretensos méritos humanos forem cridos, não haverá verdade bíblica. O homem nem mesmo pode cooperar com a graça regeneradora do Espírito. A salvação não é, em nenhum sentido, obra humana. Não são os métodos ou técnicas humanas que operam a salvação, mas tão somente a graça regeneradora do Espírito. A fé não pode ser produzida por uma natureza decaída e morta (Tt 3:3-5).

Veja abaixo toda a série de pastorais sobre Os Cinco Solas da Reforma Protestante:

– Sola Scriptura
– Solus Christus
– Sola Gratia
– Sola Fide
– Soli Deo Gloria

____________
Extraído e adaptado. Artigo original: www.scribd.com/doc/44466/As-Doutrinas-da-Reforma
Pastoral publicada no Boletim da Igreja Presbiteriana de Jundiaí de 3/11/2013.

IP Jundiai

CategoryArtigos
Left Menu Icon