Hoje, primeiro domingo do mês de agosto, celebramos o Dia do Presbítero. Em 1 Timóteo 3, ao tratar sobre as qualificações do presbítero, Paulo escreve que os que almejam ser presbíteros, devem governar bem a própria casa, “pois, se alguém não sabe governar a própria casa, como cuidará da igreja de Deus?” (1 Tm 3.5). Percebemos que Paulo trata do ofício de presbiterato como um ofício de cuidado da igreja de Deus.

Cuidar da igreja de Deus é uma tarefa importante, por isso esse ofício é igualmente importante. “O presbiterato é uma grande bênção de Deus. Os presbíteros devem ser encorajados pela verdade de que são parte de uma longa sucessão de colegas de ofício, a quem aprouve ao Senhor, nosso Deus, equipar e usar para o benefício do seu povo. Afinal, esse ofício vem de tempos muito antigos, não apenas da igreja do Novo Testamento, mas desde o povo de Deus do Antigo Testamento.” (DAM, Cornelis Van. O Presbítero. Cultura Cristã, 2019, p.17).

O trabalho realizado pelos presbíteros é um trabalho indispensável. Desde o início da igreja de Jesus Cristo tem sido assim. Para as primeiras igrejas cristãs, ter presbíteros era claramente uma prioridade: “E, tendo anunciado o evangelho naquela cidade e feito muitos discípulos, Paulo e Barnabé voltaram para Listra, Icônio e Antioquia, fortalecendo o ânimo dos discípulos, exortando-os a permanecerem firmes na fé e mostrando que, através de muitas tribulações, nos importa entrar no Reino de Deus. E, promovendo-lhes, em cada igreja, a eleição de presbíteros, depois de orar com jejuns, os encomendaram ao Senhor, em quem haviam crido.” (Atos 14:21-23).

Percebemos em nossa denominação (IPB), o quanto o ofício de presbítero é importante. De acordo com a Constituição da Igreja Presbiteriana do Brasil, em seu artigo 51: “Compete ao Presbítero: a) levar ao conhecimento do Conselho as faltas que não puder corrigir por meio de admoestações particulares; b) auxiliar o pastor no trabalho de visitas; c) instruir os neófitos, consolar os aflitos e cuidar da infância e da juventude; d) orar com os crentes e por eles; e) informar o pastor dos casos de doenças e aflições; f) distribuir os elementos da Santa Ceia; g) tomar parte na ordenação de ministros e oficiais; h) representar o Conselho no Presbitério, este no Sínodo e no Supremo Concílio”.

Podemos ver que os presbíteros regentes, juntamente com os pastores (presbíteros docentes), devem guiar, nutrir e reunir as ovelhas, trabalhando como servos-pastores de Jesus Cristo, o Supremo Pastor. Juntamente com os pastores, os presbíteros regentes devem se assegurar de que tudo seja feito com ordem e decência, zelando assim pelo rebanho do Senhor.

Sendo esse um ofício tão importante e abençoador para a igreja, quero exortar a você, membro da IPJ, a orar pelos presbíteros da nossa igreja, respeitá-los, encorajá-los e apoiá-los. Parabéns, queridos presbíteros! Que Deus continue usando e abençoando a vida de vocês. Amém!

Por: Rev. Luís Roberto Navarro Avellar

Write a comment:

*

Your email address will not be published.

Left Menu Icon