Estamos vivendo dias difíceis em nossa nação. Precisamos de sabedoria vinda de Deus. O Rev. Hernandes Dias Lopes escreveu sobre o tema “Como viver a vida com sabedoria” comentando o texto de Tiago 1:

Tiago escreve esta carta para ajudar os crentes dispersos a vencerem as provações a que estavam expostos, buscando ao mesmo tempo, o alvo da maturidade cristã. Ele ensinou no cap.1, versos 2-4 que as provas são compatíveis com a fé cristã, são variadas, passageiras e pedagógicas. Agora, Tiago vai nos mostrar como viver com sabedoria neste mundo, no meio dessas provas.

Como lidar de forma sábia com as provações (Tiago 1.5-12):

O alvo de Deus em nossa vida é a maturidade cristã (1:2-4,12; Rm 8:29; Cl 1:28). À medida que somos provados, precisamos pedir a Deus para nos mostrar o que ele está fazendo (1:5). Deus nos prova para nos fazer desmamar de atitudes infantis.

Para alcançar esse alvo da maturidade, Deus faz três coisas (Ef 2:8-10): 1) Há uma obra que Deus realiza por nós – Salvação; 2) Há uma obra que Deus realiza em nós – Santificação; 3) Há uma obra que Deus realiza através de nós – Serviço.

  1. Quando somos provados precisamos pedir Sabedoria – v. 5-8. Quando estamos sendo provados, precisamos de discernimento, precisamos de sabedoria (1:5; 3:13-18).

O que é sabedoria? É mais que conhecimento. Sabedoria é o uso correto do conhecimento. Conhecimento é conhecer a Bíblia bem. Sabedoria é usar a Bíblia bem. Sabedoria é olhar para a vida com os olhos de Deus. O sábio busca maturidade e não prazer. Há pessoas cultas e tolas. Há pessoas que têm erudição, mas não sabem viver a vida nem fazer escolhas certas.

Quando estamos sendo provados, precisamos de sabedoria para não desperdiçarmos as oportunidades que Deus está nos dando para chegarmos à maturidade. Sabedoria nos ajuda a entender como usar as provas para o nosso bem e a glória de Deus. Exemplo: O testemunho de Paulo (Fp 1:12).

  1. Quando somos provados precisamos conhecer o caráter de Deus – v. 5. Tiago nos ensina três coisas sobre Deus neste verso:
  2. a) É da natureza de Deus dar (1:5) – Deus é a fonte da sabedoria. Ele é o doador.
  3. b) A generosidade de Deus é ilimitada (1:5) – A generosidade de Deus não conhece limites na terra – É para TODOS. A generosidade de Deus não conhece limites no céu – Ele dá LIBERALMENTE.
  4. c) A acolhida de Deus é garantida (1:5) – Deus não rejeita aquele que o busca (Sl 66:20).

Busquemos no Senhor a sabedoria necessária para vivermos nesse mundo tão difícil, para a glória dEle e o nosso bem. IP Jundiai

CategoryPastoral
Left Menu Icon