Você tem buscado obedecer a Deus por amor a Ele, ou para merecer algo em troca? Leia o que Paul Tripp escreveu:

Não há absolutamente nada que você possa fazer para conquistar o favor de Deus. É preciso aceitar esse fato e ter em mente: você nunca vai ser justo e correto o bastante e por tempo suficiente para satisfazer os santos requisitos de Deus.

Seus pensamentos nunca serão puros o bastante. Seus desejos nunca serão suficientemente santos. Suas palavras jamais serão tão limpas quanto necessário. Suas escolhas e ações jamais serão tão honrosas. O padrão é simplesmente elevado demais para qualquer um de nós atingir. Todos vivemos sob o mesmo peso da lei, mutilados pelo pecado. Somos mais rebeldes do que submissos, mais inclinados à arrogância do que à humildade, mais hábeis em brigar com nossos vizinhos do que em amá-los. O tempo todo deixamos um rastro de provas de que falhamos várias vezes em alcançar o alvo estabelecido por Deus.

Então, por que falamos a respeito da obediência na vida cristã? Bem, essa amarga má notícia a nosso respeito é, na verdade, o primeiro passo a caminho de encontrarmos esperança e alegria, em vez de uma repugnante auto depreciação. Como? É apenas quando você aceita quem é e percebe o que é incapaz de fazer que começa a entender e celebrar a necessidade da dádiva de Deus.

Vamos analisar a má e a boa notícia juntas. O apóstolo Paulo escreve: “pois, todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus”, mas essa é apenas parte da história. Ele continua dizendo: “sendo justificados gratuitamente por sua graça, por meio da redenção que há em Cristo Jesus. Deus o ofereceu como sacrifício para propiciação mediante a fé, pelo seu sangue, demonstrando a sua justiça. Em sua tolerância, havia deixado impunes os pecados anteriormente cometidos.” (Romanos 3:23-25, NVI)

A propiciação é um sacrifício expiatório. O sacrifício de Jesus acalmou a ira de Deus e estabeleceu a reconciliação entre Deus e todo o que depositar sua fé em Cristo. Simplificando: você não precisa obedecer para conquistar o favor de Deus.

Não me entenda mal: a graça de Deus não faz da obediência algo opcional. Obediência é um chamado para a vida toda, para os seguidores de Cristo. Mas sua obediência nunca será um pagamento justo. Ela é um ato de gratidão a Deus, que foi ao seu encontro onde você estava e fez o que você nunca conseguiria fazer por si mesmo.

Sua obediência não compra o amor de Deus por você; o sangue de Cristo é o único elemento que pode fazer isso. Sua obediência, por outro lado, é uma expressão de gratidão, mostrando que você entendeu a importância do amor de Deus sendo derramado sobre sua vida. IP Jundiai

CategoryPastoral
Left Menu Icon