Nos últimos dois anos, fui a consultórios médicos mais vezes do que gostaria. Não gosto de consultas porque elas me lembram de que minha saúde está fora do meu controle. Mas há ainda outra razão pela qual não gosto de ir ao médico: a temida sala de espera. Não sei você, mas gosto de ter uma agenda produtiva e eficiente. Poucas coisas na vida me aborrecem mais do que a perda de tempo. E na sala de espera, o desperdício de tempo é abundante! E você sabe como funciona: sua consulta está marcada para as 10h, mas você sabe que não será atendido até 10h45. Na minha última consulta, enquanto via os minutos passarem lentamente, aproveitei a oportunidade para pensar sobre o tema da espera na Bíblia. Cinco coisas me vieram à mente:

1 – Não há como escapar à espera: Abraão e Sara esperaram por décadas por seu filho prometido. Israel esperou por séculos até ser libertado do Egito, e outros 40 anos até chegarem à Terra Prometida. Os profetas do Antigo Testamento esperaram pela vinda do Messias. Todos nós esperamos com grande expectativa pela Segunda Vinda de Cristo. Não se surpreenda quando tiver que esperar. É parte da história do povo de Deus.

2 – Esperar é revigorante: a espera nos anuncia que não estamos no controle. Quando Deus nos diz para esperarmos, ele está amorosamente nos relembrando que há Alguém mais sábio e mais forte encarregado da narrativa de nossas vidas.

3 – Esperar é revelador: sempre que sou forçado a esperar, percebo o quão facilmente fico agitado, propenso a palavras e comportamentos rudes, e focado mais nos meus prazeres do que nas necessidades dos outros. Deus usa a espera tanto para anunciar o senhorio dele quanto para revelar o egoísmo do meu coração e me fazer buscar a restauração e a graça redentora dele.

4 – Esperar é produtivo: o Salmo 27:14 diz “espere no Senhor. Seja forte! Coragem! Espere no Senhor”. Isso significa que Deus nunca desperdiça nossa espera, prolongando esse tempo de maneira frívola, até que recebamos o que ele quer nos dar no fim do caminho. Ao contrário, a espera tem a ver fundamentalmente com quem nos tornamos à medida que esperamos. O tempo de espera sempre deveria construir nosso caráter.

5 – Esperar é temporário: um dia, as coisas antigas passarão (Ap 21:4), e isso inclui a espera. Deus deseja que a espera nos faça ter fome de eternidade. Esta vida não é nosso destino final; é uma preparação para ele, e a espera deve produzir em você uma insatisfação com a situação atual. Então, da próxima vez que você estiver na sala de espera do consultório médico, ou da próxima vez que você estiver preso no trânsito, ou esperando um cônjuge ou um filho atrasado, não fique reclamando. Esperar é algo bíblico, belo, e que o Deus que faz você esperar é cheio de amor.

Por: Paul Tripp IP Jundiai

CategoryPastoral
Left Menu Icon