Apenas o evangelho pode lidar profundamente com as suas mágoas, cortar as raízes do ressentimento e derreter qualquer amargura que esteja se formando em sua alma. Deixe-me sugerir algumas coisas específicas que você pode fazer para ajudá-lo em sua batalha contra a amargura.

“Amai os vossos inimigos, fazei o bem aos que vos odeiam; bendizei aos que vos maldizem, orai pelos que vos caluniam… Sede misericordiosos, como também é misericordioso vosso Pai” (Lc 6.27-28, 36). Como poderíamos aplicar as palavras de Jesus, especialmente se aquele que nos feriu profundamente permanece sem arrependimento? Perceba o par de motivos que dão suporte à seção – amor e misericórdia, mesmo para com os nossos inimigos. Como destinatários do amor e da misericórdia salvíficos por parte de Deus em Jesus, e movidos por esse mesmo amor e por essa mesma misericórdia, podemos desenvolver um plano em três frentes:

  1. Ore. Peça a Deus que lhe dê um coração de amor e de misericórdia, que o ajude a compreender e aplicar melhor a Palavra dele, que lhe dê sabedoria para saber o que fazer e o que não fazer, e que ele use essa dificuldade para torná-lo mais parecido com Jesus. Peça a Deus que trabalhe no coração do ofensor, para levá-lo ao arrependimento. E peça a Deus para cuidar dos outros que estão envolvidos e para usar essa mesma dificuldade a fim de aproximá-los do Senhor.
  2. Abençoe. Abençoar o seu inimigo é falar bem com ele e sobre ele. Como você pode controlar suas palavras ao falar com o ofensor? Como você pode controlar as suas palavras ao falar com os outros sobre o ofensor? Deixe que as Escrituras o guiem: “Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, e sim unicamente a que for boa para edificação, conforme a necessidade, e, assim, transmita graça aos que ouvem” (Ef 4.29; leia isso especialmente à luz da graça de Deus para conosco, descrita em Ef 1.3). “Alguém há cuja tagarelice é como pontas de espada, mas a língua dos sábios é medicina” (Pv 12.18). (Muitas vezes recomendo aos aconselhados que se encontram nessa situação que meditem em Pv 10 e 12, os dois capítulos de Provérbios que mais se concentram no falar piedoso).
  3. Faça o bem. De que maneiras específicas e práticas você poderia servir a pessoa e demonstrar gentileza semelhante à de Cristo? Isto começa, é claro, com a abstenção de ações vingativas – pagar o mal com mal – isso provavelmente irá piorar a situação. Mas, vá além disso, com ações positivas. Isso pode significar enviar um cartão de aniversário ou deixar um presente ou uma sobremesa para o seu cônjuge, enquanto vocês estão separados. Isso pode significar continuar a patrocinar os negócios do ofensor ou cobrir parte da pesada carga de trabalho de seu colega de trabalho. A graça de Deus em Jesus pode curar a sua alma, aproximando-o dele. É minha oração que nosso Senhor use essas verdades do evangelho para ajudá-lo progressivamente a desgastar a sua ira estabelecida – que com a ajuda do Espírito Santo você possa ficar livre “de toda amargura” e que “sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim com Deus os perdoou em Cristo” (Ef 4.31-32).

Ministério Fiel. Website: ministeriofiel.com.br. Editor e revisor: Renata Gandolfo.

Por: Dr. Robert Jones

CategoryArtigos, Pastoral
Write a comment:

*

Your email address will not be published.

Left Menu Icon