“Meus filhinhos, escrevo-lhes estas coisas para que vocês não pequem. Mas, se alguém pecar, temos Advogado junto ao Pai, Jesus Cristo, o Justo. E ele é a propiciação pelos nossos pecados — e não somente pelos nossos próprios, mas também pelos do mundo inteiro.

Filhinhos, não se deixem enganar por ninguém. Aquele que pratica a justiça é justo, assim como ele é justo. Aquele que pratica o pecado procede do diabo, porque o diabo vive pecando desde o princípio. Para isto se manifestou o Filho de Deus: para destruir as obras do diabo”. (1 João 2:1,2; 3:7,8)

Pondere comigo esta situação extraordinária. Se o Filho de Deus veio para ajudar você a parar de pecar — destruir as obras do diabo — e se ele veio também para morrer, a fim de que, quando você pecar, haja uma propiciação, uma remoção da ira de Deus, então, quais são as implicações disso para a sua vida diária? Três coisas. É maravilhoso tê-las.

Presente 1: Um propósito de vida claro. A primeira implicação é que você tem um propósito de vida claro. Em termos negativos, é simplesmente isto: não peque — não faça o que desonra a Deus. “Estas coisas vos escrevo para que não pequeis” (1 João 2.1). “Para isto se manifestou o Filho de Deus: para destruir as obras do diabo” (1 João 3.8). Se você perguntar: “Você poderia nos dizer isso em termos positivos, ao invés de negativos?”, a resposta é: sim, está tudo resumido em 1 João 3.23. É um ótimo resumo do que toda a carta de João requer. Note o mandamento singular: “Ora, o seu mandamento é este: que creiamos em o nome de seu Filho, Jesus Cristo, e nos amemos uns aos outros, segundo o mandamento que nos ordenou”. Essas duas coisas estão tão intimamente conectadas para João, que ele as chama de um único mandamento: crer em Jesus e amar os outros.

Presente 2: Esperança de que nossas falhas serão perdoadas. A segunda implicação da verdade dupla de que Cristo veio para destruir nosso pecar e para perdoar nossos pecados é esta: fazemos progresso em vencer nosso pecado quando temos a esperança de que nossas falhas serão perdoadas. Se você não tem esperança de que Deus perdoará suas falhas, quando começa a lutar contra o pecado, você desiste. Cristo veio não somente para destruir as obras do diabo, o nosso pecar, mas também para ser um advogado em nosso favor por causa das experiências de fracasso em nossa luta. Então, eu lhe imploro: permita que o fato de que o seu falhar não terá a palavra final lhe dê esperança para lutar.

Presente 3: Cristo nos ajudará. Finalmente, a terceira implicação da dupla verdade de que Cristo veio para destruir o nosso pecar e para perdoar os nossos pecados é esta: Cristo nos ajudará realmente em nossa luta. Ele o ajudará realmente. Ele está do seu lado. Ele não veio para destruir o pecado porque o pecado é divertido. Ele veio para destruir o pecado porque o pecado é fatal. É uma obra enganosa do diabo e nos destruirá, se não lutarmos contra ela. Cristo veio para nos ajudar, não para nos prejudicar. Cristo ajudará a vencer o pecado em você. Primeira João 4.4 diz: “Maior é aquele que está em vós do que aquele que está no mundo”. Jesus está vivo, Jesus é todo-poderoso, Jesus vive em nós, pela fé. E Jesus é por nós, não contra nós. Ele o ajudará em sua luta contra o pecado no ano novo. Confie nele.

(Extraído e adaptado do livro Boas Novas de Grande Alegria, de John Piper)

Por: John Piper

Write a comment:

*

Your email address will not be published.

Left Menu Icon