É notório o clima de medo e insegurança em nossa nação. Pais estão com medo de enviar seus filhos à escola, moradores estão com medo de terem suas casas invadidas e roubadas, trabalhadores estão com medo de perderem seus empregos.

Diante dos perigos reais, devemos fazer o que estiver ao nosso alcance para a nossa segurança e segurança daqueles que estão ao nosso redor, e devemos confiar em Deus.

O que significa confiar em Deus? Elyse Fitzpatrick, em seu livro Vencendo Medos e Ansiedades, traz a seguinte definição: “Confiança é o resultado de uma decisão de escolher acreditar que Deus é digno de nossa fé, dependência e credibilidade.”

Confiar em Deus é algo pelo qual devemos nos esforçar. Como um pai amoroso, Ele nos concede entendimento suficiente a respeito de Sua natureza a fim de que possamos ir até Ele. Mas crescer nessa confiança é algo que temos que escolher fazer. Podemos fazer isso ao considerarmos o que Ele disse sobre si mesmo e sobre aqueles que confiam Nele.

A confiança floresce no coração que veio a crer que Deus, em Seu amor, sempre deseja o que é melhor para nós. Em Sua sabedoria, Ele sempre sabe o que é melhor e, em Sua soberania, Ele tem o poder de fazer isso acontecer. A nossa relação com o Senhor, particularmente a nossa compreensão de quem Ele é, e o significado da Sua palavra, fará toda a diferença na forma como lidamos com as situações da vida e com os nossos medos.

Vejamos algumas verdades acerca de Deus a fim de que cresçamos em confiança nEle:

  • Deus é completamente Soberano.

Conforme a Bíblia: “… do Senhor é o reino, é ele quem governa as nações.” (Sl 22:28); “Reina o Senhor. Ele se revestiu de majestade; o Senhor se revestiu de poder e se cingiu. Firmou o mundo, que não vacila. O teu trono está firme desde a antiguidade; tu és desde a eternidade.” (Sl 93:1,2); “Reina o Senhor; tremam os povos. Ele está entronizado acima dos querubins; abale-se a terra. O Senhor é grande em Sião e está exaltado acima de todos os povos.” (Sl 99:1,2).

Os detalhes da nossa vida não escapam ao controle e propósito do Senhor, ainda que no momento do sofrimento não consigamos enxergar um propósito abençoador. Deus “é completamente soberano sobre cada evento do universo e Ele exerce essa soberania de um modo infinitamente sábio e amoroso para o nosso bem. (…) Você pode confiar em Deus. Ele jamais deixará você, nem o abandonará.” (Jerry Bridges)
 2) Deus é perfeito em amor

O apóstolo João escreveu: “Deus é amor” (1 Jo 4:8). Pelo fato de Deus ser amor, é parte essencial de sua natureza fazer o bem e demonstrar misericórdia às suas criaturas. No Salmo 145:7-9, lemos: “Divulgarão a memória da tua imensa bondade e com júbilo celebrarão a tua justiça. Bondoso e compassivo é o Senhor , tardio em irar-se e grande em misericórdia. O Senhor é bom para todos, e as suas misericórdias permeiam todas as suas obras.”. Em Romanos 5:8, lemos: “Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco pelo fato de Cristo ter morrido por nós quando ainda éramos pecadores.”

A confiança em Deus só cresce à medida que nos tornamos mais e mais familiarizadas com Ele – com o Seu poder, Sua bondade e Seu amor.

Por: Rev. Luís Roberto Navarro Avellar

Write a comment:

*

Your email address will not be published.

Left Menu Icon