Você já disse alguma vez “eu nunca farei isso de novo!” e repetiu o mesmo erro poucos dias depois? Se você é cristão, em algum ponto da sua caminhada com Deus você já sentiu que estava preso em um ciclo de decisões pecaminosas e erros tolos. Como é que podemos sair dessa prisão e ir para a posição em que Deus quer que estejamos?

Para que haja mudança bíblica em nossas vidas, é preciso primeiramente arrependimento verdadeiro. Uma das passagens bíblicas em que vejo o significado de genuíno arrependimento é a “Parábola do filho pródigo” (Lucas 15). Podemos verificar nessa parábola: 1) Mudança de pensamento; 2) Mudança de atitude; e 3) Mudança de comportamento. Vejamos: Na parábola contada por Jesus, um homem tinha dois filhos. O mais moço pediu ao pai a parte que lhe cabia da herança e, tendo recebido, partiu para uma terra distante e desperdiçou todos os seus bens, vivendo de forma desenfreada.

Jesus descreve que, após aquele moço consumir tudo, começou a passar necessidade. Então Jesus relata que houve uma mudança do pensamento – Lc 15.17: “Então, caindo em si, disse: Quantos trabalhadores de meu pai têm pão com fartura, e eu aqui estou morrendo de fome!” Houve também uma mudança de atitude – Lc 15.19: “já não sou digno de ser chamado de seu filho; trate-me como um dos seus trabalhadores.”. Vemos também que houve mudança de comportamento – Lc 15.20,21: “E, arrumando-se, foi para o seu pai. — Vinha ele ainda longe, quando seu pai o avistou e, compadecido dele, correndo, o abraçou e beijou. E o filho lhe disse: Pai, pequei contra Deus e diante do senhor; já não sou digno de ser chamado de seu filho.”

Conforme o Manual Bíblico de Autoconfrontação, alguns passos para a mudança bíblica são:

  1. Entregue-se à soberania e ao senhorio de Deus. Decida viver cada dia de modo agradável a Deus (2 Co 5.9; Ef 4.1; Col 3.17).
  2. Reconheça maneiras específicas como você tem pecado contra Deus e confesse estes pecados a Ele (1 Jo 1.9). Arrependa-se dos seus caminhos pecaminosos, visto que eles são contrários às Escrituras e desagradam a Deus (Pv 28.13; At 26.20; Ap 2.5, 3.19).
  3. Peça a Deus sabedoria para saber quais mudanças fazer e como executá-las (Tg 1.5). Peça com fé, crendo que Ele responderá (Hb 11.6; Tg 1.5-8).
  4. Confesse os seus pecados específicos àqueles contra quem você pecou em palavras e ações (Tg 5.16). Perdoe àqueles que pecaram contra você (Mc 11.25-26; Ef 4.31-32) e reconcilie-se com eles na medida do possível (Mt 5.23-24; Rm 12.18).
  5. Estude a Palavra de Deus com diligência e regularidade (Js 1.8; Sl 1.2; 2 Tm 2.15, 3.16-17), e memorize as Escrituras para guardar a verdade no seu coração (Sl 119.11-16).
  6. Ore incessantemente, a respeito de tudo e em todo tempo (Lc 18.1; Fp 4.6-7).
  7. Faça o que Deus ordena em Sua Palavra (Mt 7.24-26; Tg 1.22-25) independentemente dos seus sentimentos (Gn 4.6-7; Rm 13.14; Gl 5.16-17; 1 Pe 4.2), para glorificá-Lo (Mt 5.16; 1 Co 10.31), mantendo sob o controle e a direção do Espírito Santo (Jo 14.26; 16.13; Rm 8.14; Ef 5.18-20).

Por: Rev. Luís Roberto Navarro Avellar

CategoryArtigos, Pastoral
Write a comment:

*

Your email address will not be published.

Left Menu Icon