Para onde você se volta quando a vida o aflige? Comidas deliciosas? A última série da Netflix? Seu time favorito? Mídias sociais? Vivendo neste mundo caído, mundo de lágrimas, a pergunta não é se, mas quando a vida o afligirá. Nós, cristãos, não estamos isentos das ondas turbulentas da vida. O que fazer em momentos assim? Devemos recorrer à Deus através da Sua Palavra, como os Salmos.

No decorrer da história do povo de Deus, os Salmos têm sido, em específico, um recurso para os desesperados, para os desanimados, para os aflitos. Uma das coisas que os Salmos fazem continuamente para nós — independentemente de nossa posição social e experiência de vida — é aproximar-nos de Deus como a nossa única ajuda. João Calvino disse que os Salmos nos apresentam “Uma Anatomia de Todas as Partes da Alma”. E disse mais: “não há sequer uma emoção da qual alguém porventura tenha participado que não esteja aí apresentada como num espelho. Ou, melhor, o Espírito Santo, aqui, extirpa da vida todas as tristezas, as dores, os temores, as dúvidas, as expectativas, as preocupações, as perplexidades, enfim, todas as emoções perturbadas com que a mente humana se agita. [João Calvino, O Livro dos Salmos, volume 1, p.33].

No artigo Uma carta aos que Sofrem, David Powlison escreveu: “Que palavras posso dizer a você quando sua vida é difícil e você está sofrendo? […] Quando chega a hora de dizer algo, eu posso dizer isto: Jesus é um amigo muito compreensivo, companheiro sofredor e Salvador. Ele andou por uma estrada difícil. Ele sentiu sua própria angústia e dor esmagadora (Isaías 53). Ele entende. Ele é compassivo para com você. Pelo conforto de Sua presença e simpatia, ele pretende conduzir você e atraí-lo para Ele mesmo.

Eu encorajo você a ir até Ele e falar com Ele. Existe algo a respeito de nossa capacidade de encontrar palavras para expressar o que estamos experimentando que faz uma diferença genuína. Um sábio cristão de muitos séculos atrás disse: ‘Abrir o coração para o amigo dobra nossas alegrias e reduz nossas mágoas ao meio’. Descobri que isso é verdade. Compartilhar uma alegria realmente duplica a alegria. E, claro, compartilhar a mágoa nunca leva tudo embora, mas há algo sobre falar com alguém que realmente se importa com você que abranda suas feridas. Você não está sozinho. Os salmos, cheios de mágoa e tão cheios de fé, muitas vezes começam simplesmente dando voz à experiência do sofrimento. É significativo notar que eles não clamam simplesmente em um grito de dor. Eles clamam ao Deus que ouve, que se importa, que se aproxima, que ajuda.

Nós podemos falar com nosso Deus. Que você possa clamar ao nosso Deus. Ele chama você de amigo. Ele se importa profundamente com você. Ele é seu Salvador. Confie Nele. Ele andou por essa estrada antes de você. Ele promete andar com você nisso. E eu posso dizer mais uma coisa. O sofrimento deve ser percorrido um passo de cada vez. Seja honesto. Não tome atalhos. Deixe que o problema de cada dia seja suficiente para aquele dia. Procure seu Pai. Se você O procurar, você O encontrará.

Texto original disponível em: https://www.ccef.org/resources/blog/open-letter-suffering-christian.

Tradução: Alexandre Valotta da Silva l Por: Rev. Luís Roberto Navarro Avellar

Write a comment:

*

Your email address will not be published.

Left Menu Icon