“E ele, despertando, repreendeu o vento e disse ao mar: — Acalme-se! Fique quieto! O vento se aquietou, e tudo ficou bem calmo. Então Jesus lhes perguntou: — Por que vocês são tão medrosos? Como é que ainda não têm fé?” (Marcos 4:39,40).

Todos nós enfrentamos momentos de perigo que nos levam ao medo. Sem dúvida, diante de perigos reais devemos ter cautela, devemos ter cuidado. O medo nos leva a agir assim. No entanto, não foi esse desse tipo de medo que levou Jesus a censurar seus discípulos quando enfrentaram uma tempestade, e sim um medo que é fruto da falta de confiança em Deus, um medo que leva ao desespero e não ao cuidado responsável, um medo motivado por preocupações que estão fora do nosso controle. Jesus tinha motivos para censurar o medo dos seus discípulos, vejamos:

1 – Eles não precisavam temer, pois Jesus estava com eles. O perigo era real, a tempestade castigava o barco em que estavam, mas a presença de Cristo também era real.
Nós também não precisamos temer, pois Jesus prometeu: “…E eis que estou com vocês todos os dias até o fim dos tempos.” (Mateus 28:20). Em Deuteronômio 31:6 lemos: “Sejam fortes e corajosos, não tenham medo, nem fiquem apavorados diante deles, porque o Senhor, seu Deus, é quem vai com vocês; ele não os deixará, nem os abandonará.”

2 – Eles não precisam temer, pois Jesus se importava com eles. Ao despertarem a Cristo, eles perguntam: “… Mestre, o senhor não se importa que pereçamos?” (Marcos 4:38). Na sequencia, o texto informa que Jesus os socorreu imediatamente: “E ele, despertando, repreendeu o vento e disse ao mar: — Acalme-se! Fique quieto! O vento se aquietou, e tudo ficou bem calmo.” (v. 39). Nós também não precisamos ter medo, pois o Senhor se importa conosco, ele nos ama. Jesus, que deu a sua vida por nós, disse: “Ninguém tem amor maior do que este: de alguém dar a própria vida pelos seus amigos.” (João 15:13).

3 – Eles não precisavam ter medo, pois Jesus, o Senhor deles, era o próprio Deus poderoso, o Criador. O texto nos informa que Jesus dá ordem à criação, e a criação o obedece. Em seguida, lemos a respeito da reação dos discípulos: “E eles, possuídos de grande temor, diziam uns aos outros: — Quem é este que até o vento e o mar lhe obedecem?” (v. 41). Jesus, que estava com os discípulos no barco, continua vivo e presente em Espírito nas nossa vidas. E ele continua tendo todo o poder sobre os céus e terra.

A pergunta que Jesus fez aos seus discípulos em um barco no mar da Galileia, há quase 2000 anos, continua para nós hoje: “Por que vocês são tão medrosos?”. A ordem mais frequente na Bíblia é “Não temas”. Essa ordem fala especialmente àquelas ansiedades e preocupações que estão fora de nosso controle. Em Isaías 41:10, lemos: “não tema, porque eu estou com você; não fique com medo, porque eu sou o seu Deus. Eu lhe dou forças; sim, eu o ajudo; sim, eu o seguro com a mão direita da minha justiça.” Jesus está conosco. Ele é poderoso e se importa com seu povo. Não tenha medo!

Por: Rev. Luís Roberto Navarro Avellar

Write a comment:

*

Your email address will not be published.

Left Menu Icon