Estamos realizando a nossa X Conferência Missionária. O tema desse ano é “Igreja em Missão”. A Igreja do Senhor Jesus Cristo está em missão, e que missão é essa? Conforme temos aprendido através das exposições acerca do Livro de Atos nos cultos da noite, a missão da Igreja do Senhor Jesus Cristo é a de ser testemunha dele: “Jesus respondeu: — Não cabe a vocês conhecer tempos ou épocas que o Pai fixou pela sua própria autoridade. Mas vocês receberão poder, ao descer sobre vocês o Espírito Santo, e serão minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria e até os confins da terra.” (Atos 1:7,8).

A missão da Igreja não é de testemunhar de si mesma, dos seus feitos, dos seus membros, e sim, da obra e pessoa de Jesus Cristo. É proclamar o Evangelho, ou seja, evangelizar. Conforme bem escreveu Dr. Hermisten M. P. Costa: “Podemos definir operacionalmente a evangelização, como sendo a proclamação essencial da Igreja de Cristo, que consiste no anúncio de Suas perfeições e de Sua obra salvífica, conforme ensinadas nas Sagradas Escrituras, reivindicando pelo Espírito, que os homens se arrependam de seus pecados e creiam salvadoramente em Cristo.” (Breve Teologia da Evangelização, p.18).

Conforme o tema da nossa Conferência Missionária, a Igreja não realiza uma missão, e sim, está em Missão. Estar em Missão significa viver uma cultura de evangelização.

  1. Mack Stiles, em seu livro Evangelização: como criar uma cultura contagiante de evangelismo na igreja local, apresenta seus onze principais anseios em relação à cultura de evangelização e Missões:
  2. Uma cultura motivada pelo amor por Jesus e por seu evangelho (2Co 5:14,15).
  3. Uma cultura confiante no evangelho (Rm 1:16).
  4. Uma cultura que compreende o perigo do entretenimento (Ez 33:30-32).
  5. Uma cultura que enxerga as pessoas com clareza (2Co 5:16a).
  6. Uma cultura que congrega (Fp 1:3-5).
  7. Uma cultura em que as pessoas ensinam umas às outras (1Pe 3:15b; 2Tm 1:13).
  8. Uma cultura que modela a evangelização (2Tm 2:2).
  9. Uma cultura que valoriza quem compartilha a fé (Fp 2:19-22).
  10. Uma cultura que sabe afirmar e celebrar a nova vida (Cl 1:3,4,7).
  11. Uma cultura que realiza o ministério que parece arriscado e perigoso (Fp 1:12,13).
  12. Uma cultura que entende que a igreja é o melhor e mais comprovado método de evangelização (At 2:46,47).

A Igreja de Jesus Cristo está em Missão. O Senhor comissionou e capacitou Sua Igreja através do Seu Espírito para isso. A Igreja do Senhor Jesus está em Missão para a glória de Deus. Esse é o supremo propósito da Igreja: a glória de Deus. De acordo com R. B. Kuiper: “A salvação de almas, o crescimento da igreja de Cristo, e mesmo a vinda do reino de Cristo, embora de momentosa importância como de fato são, são apenas meios para um fim mais elevado ainda, o fim mais elevado de todos – a glória de Deus.” (Evangelização Teocêntrica, p. 90).

Por: Luís Roberto Navarro Avellar

Write a comment:

*

Your email address will not be published.

Left Menu Icon