Deus jamais nos prometeu que uma vida cristã seria tranquila ou fácil. Na verdade, Ele promete o contrário: “Ora, todos quantos quiserem viver piedosamente em Cristo Jesus serão perseguidos.” (2Tm 3:12). Não devemos nos surpreender quando enfrentarmos grandes dificuldades (ver 1Pe 4:12). Todos os salmos de lamento, o livro de Lamentações e muitas outras passagens das Escrituras revelam a importância do realismo e do pesar na vida cristã.

A visão de mundo verdadeiramente bíblica e a doutrina autêntica da alegria e da felicidade apoiam e acolhem plenamente as realidades do sofrimento nesta era atual. A felicidade descrita nas Escrituras é ainda mais rica por não envolver negação ou fingimento e por poder ser vivenciada em meio a grandes dificuldades. Os seguidores de Cristo não pregam o tipo de felicidade frágil que é construída sobre pensamentos fantasiosos. Ao contrário, a base para nossa felicidade permanece verdadeira – e às vezes se torna mais clara – no sofrimento.

A alegria está enraizada em nosso Deus, não em nossas circunstâncias. Alegrar-se sempre no Senhor (ver Fp 4:4) pode às vezes parecer irreal. Mas devemos lembrar que esta alegria não é centrada em uma circunstância passageira, mas em uma realidade constante—o próprio Deus e seu Filho, Jesus, que morreu por nós e ressuscitou.

Não acredito que isto significa que devemos nos regozijar com o mal, per si, pois Deus odeia o mal (Zc 8:17; Pv 6:16-19) e nos ordena que o odiemos (Sl 97:10; Pv 8:13; Rm 12:9). Significa que necessitamos crer em Rm 8:28, que nos diz que Deus fará com que todas as coisas cooperem para o nosso bem, incluindo as coisas más que nos acontecem. Crer nisto nos liberta para agradecer a Deus em meio a situações difíceis e até mesmo do mal, sabendo que, em Sua soberana graça, Ele está realizando grandes e eternos desígnios em nós por meio destas coisas.

Temos um Deus soberano e amoroso. Quanto mais profundo para nosso conhecimento do caráter de Deus, mais profundo será nosso reservatório de força, perspectiva e felicidade em tempos difíceis. Quem é esse Deus em quem devemos confiar? Como Ele realmente é? A Escritura nos ensina que temos um Deus que nos ama e é soberano sobre o universo, incluindo todo o mal. Não podemos ficar e nos manter contentes, sem crer na soberania de um Deus amoroso. A beleza da cosmovisão cristã é que, embora sejamos encorajados a tomar a iniciativa e controlar aquilo que está ao nosso alcance, também sabemos que a enorme parte da vida que não podemos controlar está sob o governo de Deus. (Sl 115:3; Pv 16:9). E como Deus é eternamente sábio, bom e feliz, e nós não, somos muito melhores com Ele no controle, e não nós.

Nosso sofrimento cessará. Mesmo que o pior sofrimento de nossas vidas ainda esteja por vir, nosso amor a Deus nos garante que será apenas por um curto período de tempo. No entanto, Ele promete muito mais—uma recompensa futura pelos nossos sofrimentos presentes (Rm 8:18; 2Co 4:17). Que maravilha recebermos a promessa não só de que nossos sofrimentos presentes vão ter fim, mas também de que mesmo agora eles têm um propósito oculto que perdurará para sempre após esta vida!  (Extraído e adaptado de epm.org)

Por: Randy Alcorn

Write a comment:

*

Your email address will not be published.

Left Menu Icon