“Bendito seja o Senhor, Deus de Israel, porque visitou e redimiu o seu povo, e nos suscitou plena e poderosa salvação na casa de Davi, seu servo.” (Lucas 1:68,69)

Neste mês em que celebramos o nascimento de Jesus, estamos tratando sobre as implicações do Natal, ou seja, sobre os benefícios da vinda de Cristo para o seu povo. No boletim do domingo passado nós consideramos sobre o benefício da alegria. Hoje veremos sobre o grande benefício da vinda de Jesus Cristo ao mundo: a redenção do seu povo.

Escrevendo aos Romanos, Paulo deixa claro que “todos pecaram e carecem da glória de Deus” (Rm 3:23), e que “o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor.” (Rm 6:23). Pessoas condenadas precisam de perdão e salvação. É exatamente por isso que Deus, com o propósito de salvar aqueles que Ele escolheu, enviou Seu Filho ao mundo.

Nossa redenção implica em perdão de pecados. Jesus veio ao mundo para nos salvar dos nossos pecados. Em Mateus 1:21, lemos as seguintes palavras do anjo do Senhor a José, com quem Maria estava para casar: “Ela dará à luz um filho e você porá nele o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo dos pecados deles”.

No artigo O Natal e o Nome do Menino, Rev. Augustus Nicodemus escreveu: “A razão do seu nascimento é simplesmente esta, que somos pecadores, estamos perdidos, não podemos resolver este problema por nós mesmos e precisamos desesperadamente de um Salvador, alguém que nos livre das consequências passadas, presentes e futuras dos nossos erros. Deus atendeu nossa necessidade escolhendo um homem como nós para ser nosso representante e Salvador, alguém que partilhasse da nossa humanidade e fosse um de nós. Esse homem nasceu há dois mil anos naquela manjedoura da cidade de Belém, num pais remoto, lá no Antigo Oriente. E ganhou o nome de Jesus por este motivo.”

Zacarias, pai de João Batista, compreendeu que o nascimento de Jesus era o cumprimento das promessas de salvação e libertação de Deus se realizando na história. Deus se lembrou, visitou e redimiu o seu povo através da vinda do Messias prometido: “Bendito seja o Senhor, Deus de Israel, porque visitou e redimiu o seu povo, e nos suscitou plena e poderosa salvação na casa de Davi, seu servo, como havia prometido, desde a antiguidade, por boca dos seus santos profetas.” (Lc 1:68-70).

John Piper, em seu livro Boas Novas de Alegria, observa que Zacarias “está tão confiante da obra redentora de Deus, na vinda do Messias, que fala dela usando o pretérito perfeito: ele ‘visitou e redimiu o seu povo’. Pois, para a mente da fé, uma promessa de Deus é ‘dito e feito’. Zacarias aprendeu a confiar na Palavra de Deus e assim teve uma garantia notável: ‘Deus visitou e redimiu!’ (Lc 1.68)”.

Natal é olhar para a manjedoura e enxergar o Filho de Deus, ver que o nascimento de Jesus não é mero acaso ocorrido na história, mas o cumprimento de promessas do Antigo Testamento. Natal é sinônimo de salvação, esperança e libertação resultantes da vinda do Rei. Encontramos no Natal uma oportunidade de expressar a nossa fé, nossa alegria e nossa gratidão na presença de Jesus, pois o Senhor nos visitou e nos redimiu. Aleluia!

Por: Rev. Luís Roberto Navarro Avellar

Write a comment:

*

Your email address will not be published.

Left Menu Icon