Existem dezenas de versos na Bíblia nos chamando a temermos ao Senhor e nos ensinando o que é esse temor do Senhor (por exemplo Dt. 31:12; S. 33:8; 111:10). Isso é verdadeiro tanto no Novo quanto no Antigo Testamento; não há base para se pensar que esse temor do Senhor é uma ideia veterotestamentária que não se aplica mais hoje (por exemplo, Mt. 10:28; Lc 1:50; Fl. 2:12; Ap. 19:5).

Basicamente, temer a Deus significa reverenciar, amar, confiar e viver para Deus somente. É a essência da verdadeira religião (Ec 12:13). John Brown of Haddington colocou dessa maneira: “O temor a Deus significa que os sorrisos e desaprovações de Deus são mais importantes que os sorrisos e desaprovações dos homens”.

Temer ao Senhor significa:

1) Que você irá respeitá-lo e reverenciá-lo como o Deus Santo (Is 8:15). Deus é Deus e nós não. Só isso já deveria ser o suficiente para um verdadeiro temor a Ele. Além disso, Ele se revelou tanto na criação como em sua Palavra como todo-poderoso, sábio, santo, justo e bom. Ele tem que ser altamente reverenciado por quem Ele é e por como ele se revelou. Cada pedaço de grama é um chamado a temermos ao Senhor. Cada vez que respiramos aumenta a nossa responsabilidade em temê-lo corretamente.

2) Que iremos cultuá-lo como ele nos instruiu a fazê-lo (Sl. 5:7; 89:7; Hb. 12:28). Nós não devemos pretender que sabemos por nós mesmos como temer ao Senhor. Mas ele não nos deixou no escuro quanto a como fazer isso. A Bíblia nos ensina claramente e precisamente como devemos nos aproximar Dele.

3) Que você irá odiar e fugir do pecado. Provérbios 8:13 explica: “O temor do SENHOR consiste em aborrecer o mal; a soberba, a arrogância, o mau caminho e a boca perversa, eu os aborreço.”

4) Que você viverá como quem obteve o perdão de pecados pelo evangelho de Cristo. Sl 130:4 diz “Contigo, porém, está o perdão, para que te temam.” Esta não é uma experiência única; como Paulo nos instrui, ela inclui buscar se purificar mais e mais. “Tendo, pois, ó amados, tais promessas, purifiquemo-nos de toda impureza, tanto da carne como do espírito, aperfeiçoando a nossa santidade no temor de Deus.” (2 Cor 7:1)

5) Que você está morto e arruinado para esse mundo, assim como foi Noé. Nós lemos que Noé “sendo temente a Deus, aparelhou uma arca para a salvação de sua casa; pela qual condenou o mundo e se tornou herdeiro da justiça que vem da fé.” (Hb 11:7)

6) Que você irá desejar ter comunhão com outros que também o temem (Ml 3:16). Além disso, você desejará ver o temor do Senhor espalhado para a próxima geração e pelo resto do mundo (Sl 34:11; Josué 4:24)

7) Que você sempre desejará conhecê-lo melhor. O temor do Senhor é o princípio da sabedoria (Prov 1:7). Então você entenderá o temor do Senhor e achará o conhecimento de Deus (Prov 2:5).

(Extraído e Adaptado do Site: mulherespiedosas.com.br. Artigo Como Viver no Temor do Senhor do Dr. Gerald Bilkes. Traduzido por Roberta Macedo.)

Por: Gerald Bilkes

Write a comment:

*

Your email address will not be published.

Left Menu Icon