“Bondade e misericórdia certamente me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na Casa do Senhor para todo o sempre.” (Salmo 23:6)

É comum num dia como esse (último dia do ano), saudarmos uns aos outros desejando “um feliz ano novo!”. No entanto, o que de fato caracteriza um ano feliz, uma vida feliz? É possível ter esperança de um feliz ano novo? No versículo acima, aprendemos com Davi as respostas para essas perguntas.

Primeiramente precisamos entender o que significa ter um ano próspero, feliz. Para muitos, a ideia de felicidade está ligada a prosperidade material, conforto e saúde. Ainda que essas coisas não sejam erradas em si mesmas e até desejáveis, não são suficientes para proporcionar um feliz ano novo, uma vida feliz. Há muitos que, mesmo desfrutando de conforto e saúde, sofrem emocionalmente por conta da culpa, medo, ansiedade e solidão. O dinheiro pode proporcionar uma boa casa, uma boa cama, mas não pode dar descanso para a alma. Somente o Senhor, nosso Pastor, pode nos fazer repousar em pastos verdejantes, nos levar para junto das águas de descanso e refrigerar nossa alma, conforme Davi escreveu no Salmo 23:2,3. Ter boa saúde física não é garantia de ausência de sofrimentos e lutas.

De forma que uma vida feliz, um ano novo feliz, vai além, e independe de prosperidade material e física.
Davi, ao final do conhecido Salmo 23, fala sobre a “bondade” e a “misericórdia” do Senhor presentes em sua vida. Um ano feliz, uma vida feliz, consiste em desfrutarmos da bondade e do amor (misericórdia) do Senhor em nossas vidas. Deus é bom e age com bondade para conosco. A bondade de Deus é o sustentáculo da confiança do cristão, É esta excelência, este atributo de Deus que exerce mais atração sobre os nossos corações. Visto que a Sua bondade dura para sempre, jamais deveríamos ficar desanimados. ​“O Senhor é bom, é fortaleza no dia da angústia, e conhece os que nele se refugiam.” (Naum 1:7). ​Conforme Charles H. Spurgeon: “Jamais deveríamos tolerar um instante de descrença na bondade do Senhor; seja o que for que possa ser questionado, isto é absolutamente certo, que o Senhor é bom; as Suas dispensações podem variar, mas a Sua natureza é sempre a mesma”.

Além da bondade, Davi também menciona a “misericórdia” do Senhor. A misericórdia de Deus tem sua origem na bondade divina.​ Podemos definir misericórdia como “a bondade ou amor de Deus demonstrado para com os que se acham na miséria ou na desgraça, independentemente dos seus méritos”. (Louis Berkhof)​. De fato, aqui Davi fala do amor do Senhor demonstrado diariamente em sua vida. Bondade e misericórdia do Senhor que nos proporcionam paz e alegria, mesmo em meio aos problemas. Uma vida feliz, um ano feliz, é marcado pela presença e agir bondoso e misericordioso (amoroso) do Senhor, independente das lutas, doenças e privações materiais.

Davi ainda escreve: “e habitarei na Casa do Senhor para todo o sempre.” (v.6). Nossa expectativa e esperança não está simplesmente num ano novo próspero. Nosso conforto está no fato de que pertencemos ao Senhor Jesus, nosso Pastor, para todo o sempre.

Um Feliz Ano Novo! Que a bondade e a misericórdia do Senhor estejam sobre a sua vida, hoje e sempre, amém!

Por: Rev. Luís Roberto Navarro Avellar

Write a comment:

*

Your email address will not be published.

Left Menu Icon