“O anjo, porém, lhes disse: — Não tenham medo! Estou aqui para lhes trazer boa-nova de grande alegria, que será para todo o povo: é que hoje, na cidade de Davi, lhes nasceu o Salvador, que é Cristo, o Senhor.” (Lucas 2:10)

Neste mês de dezembro, mês em que celebramos o nascimento de Jesus, consideraremos sobre as implicações do Natal, do Advento de Jesus. Trataremos acerca dos benefícios da vinda de Cristo para o seu povo. No texto acima temos as palavras que um anjo do Senhor proferiu aos pastores da região de Belém, por ocasião do nascimento de Jesus. Ao dar a notícia desse nascimento, o anjo disse: “Não tenham medo! Estou aqui para lhes trazer boa-nova de grande alegria, que será para todo o povo”. Aquele anjo classificou a notícia como uma boa nova de grande alegria. Sim, o nascimento de Jesus é algo a ser celebrado com adoração, pois envolve grande alegria.

O ser humano, criado por Deus e para Deus, só pode encontrar e vivenciar a genuína alegria em Jesus Cristo, que veio ao mundo. Separado de Cristo não há real alegria. A verdadeira alegria vem quando a nossa esperança e amor descansam em Jesus acima de tudo. A boa nova é que Jesus veio ao mundo, por isso é possível ter a alegria genuína e plena.

Burk Parsons, em seu artigo A alegria que há só em Cristo, escreveu: “A alegria vem de Deus, não do interior. Quando olhamos para dentro de nós, só ficamos tristes. Temos alegria somente quando olhamos para fora de nós, para Cristo. Sem Cristo, a alegria não é só difícil, mas sim impossível de encontrar. O mundo busca desesperadamente por ela, mas em todos os lugares errados. No entanto, nossa alegria vem porque Cristo nos buscou, encontrou e nos guarda. Não podemos ter alegria separados de Cristo porque ela não existe. A alegria não é algo que podemos invocar. (…)

A alegria vem no arrependimento e no perdão, no olhar diário para Cristo e ao viver para sua glória, não ao olharmos para nós mesmos e vivermos para nossa glória. Mas se vivermos cada dia carregando a vergonha do ontem e as ansiedades do amanhã, nunca experimentaremos as alegrias de hoje. Portanto, sejamos sempre rápidos em correr para a cruz em busca da alegria que só Cristo pode dar, pois tentar encontrar alegria à parte de Cristo é como tentar encontrar um dia sem a luz do sol.” (Extraído do site voltemosaoevangelho.com).

Em Filipenses 4:4, lemos: “Alegrem-se sempre no Senhor; outra vez digo: alegrem-se!”. Não importa qual seja a circunstância, podemos ter alegria porque ela vem do Senhor. Cerca de setenta vezes no Novo Testamento recebemos a recomendação para que nos alegremos, sempre com ênfase em nos alegrarmos no Senhor e não nas circunstâncias.
A notícia dada pelo anjo do Senhor aos pastores de Belém é uma boa notícia de grande alegria, pois é a notícia do nascimento do “Salvador, que é Cristo, o Senhor.” (Lc 2:10). Salvação da condenação através de Cristo, é motivo de alegria. Perdão dos pecados através de Cristo, é motivo de alegria. Comunhão com Deus através de Cristo, é motivo de alegria.

Como lemos em João 1:14: “E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai.” Alegremo-nos nele!

Por: Rev. Luís Roberto Navarro Avellar

Write a comment:

*

Your email address will not be published.

Left Menu Icon