“Digo isto, não porque esteja necessitado, porque aprendi a viver contente em toda e qualquer situação. Sei o que é passar necessidade e sei também o que é ter em abundância; aprendi o segredo de toda e qualquer circunstância, tanto de estar alimentado como de ter fome, tanto de ter em abundância como de passar necessidade. Tudo posso naquele que me fortalece.” (Fp 4.11-13)

Uma área na qual Deus quer que todos nós cresçamos é a do contentamento. Nos versículos acima, Paulo está dizendo que o verdadeiro contentamento não vem das circunstâncias; mas vem “[daquele] que me fortalece”. Como ele confiava em Jesus, estava em paz em todo tipo de circunstância material. Ele sabia que, mesmo em tempos de problemas financeiros, não perderia nada que fosse essencial para sua vida. Sua identidade, esperança e bem-estar não vinham do que ele possuía ou dos alvos que alcançava; antes, ele repousava no relacionamento com seu Pai celeste, que o amou e deu seu Filho por ele.

Antes que essa crise financeira atingisse você, talvez não tenha percebido em que proporção sua esperança, seu contentamento e sua sensação de bem-estar estavam associados ao seu poder aquisitivo, posses e saldo bancário. Assim, não fique desencorajado ao lutar com essas questões comuns. Em vez disso, faça estas quatro coisas:

1. Pergunte a si mesmo se você realmente quer um contentamento centrado em Deus. Muitas vezes, queremos contentamento, mas apenas nos termos e nas circunstâncias ditados por nós. Voltar-se para Deus em tempos de perda e aprender a abandonar essas exigências é algo muito desafiador, mas é o primeiro passo rumo ao verdadeiro contentamento.

2. Identifique o que você teme perder ou aquilo de que acredita precisar para sua felicidade. Em seguida, peça a Deus que o ajude a entregar essas coisas a ele e a confiar nele para suprir todas as suas necessidades em Cristo Jesus.

3. Quando perceber que está insatisfeito, peça a Deus que o perdoe por amor a Jesus. Não fique desencorajado se precisar fazer isso a toda hora. Jesus prometeu o perdão e a graça para mudar aqueles que vêm a ele em arrependimento (1Jo 1.9).

4. Cultive um senso de sua riqueza fenomenal no Pai de Jesus Cristo. Ele é seu Deus, seu refúgio, seu tesouro, sua verdadeira herança e sua porção para sempre. Medite sobre sua riqueza em Efésios 1.3-23 ou em muitos Salmos (por exemplo, Salmos 62; 63; 65; 73).

Quando nosso tesouro está no relacionamento com Cristo, então nós, como Paulo, podemos ser libertos de buscar vida nas coisas que possuímos e libertos para realmente viver em um mundo real caído e permanecer no Ramo Vivo, que dá frutos para a eternidade (Jo 15.5). O contentamento piedoso tem uma influência poderosa em nossa capacidade de adaptação. Ele alimenta nossa habilidade de flexibilizar, com sucesso, nosso estilo de vida para baixo sem desespero, ou para cima, caso Deus nos conceda êxito econômico. O contentamento centrado em Deus nos guarda de nos tornarmos prisioneiros daquilo que temos ou do estilo de vida que apreciamos. Protege-nos do desgosto em relação àquilo que não temos ou ainda não alcançamos.

(Extraído e adaptado do livro Quando o Dinheiro Acaba, de James Petty)

Por: Rev. Luís Roberto Navarro Avellar

Write a comment:

*

Your email address will not be published.

Left Menu Icon