“E, de repente, apareceu com o anjo uma multidão do exército celestial, louvando a Deus e dizendo: “Glória a Deus nas maiores alturas, e paz na terra entre os homens, a quem ele quer bem.” (Lucas 2:14,15)

Nos domingos anteriores nós tratamos sobre a bênção da alegria e a bênção da redenção do povo de Deus através da vinda de Jesus. Hoje veremos sobre a glória de Deus e a paz aos homens. Os anjos louvam a Deus dizendo: “Glória a Deus nas maiores alturas e paz na terra entre os homens a quem ele quer bem”. Um exército de anjos que louvam a Deus e anunciam a paz. O cântico dos anjos revela porque existe o Natal: A glória de Deus e a nossa paz.

1 – A Glória de Deus

Conquanto a vinda de Jesus tenha sido necessária para o perdão dos nosso pecados, para a nossa redenção, tudo isso acontece para a glória de Deus. Não é por acaso que, após um anjo anunciar aos pastores a boa notícia de grande alegria, dizendo: “é que hoje, na cidade de Davi, lhes nasceu o Salvador, que é Cristo, o Senhor.” (v.11), surge com o anjo uma multidão do exército celestial, louvando e glorificando a Deus. Conforme João Calvino: “Quanto à substância do versículo, os anjos primeiramente insistem com os pastores – e, através deles, conosco – que celebrassem a bondade de Deus e seu louvor, rendendo-lhe graças como ele merece. Este é também o alvo da nossa salvação, como Paulo expressa notavelmente no primeiro capítulo de Efésios, mas também em outros lugares. Deus enviou seu Filho unigênito ao mundo para que ele fosse glorificado [Ef 1:6,12], Portanto, glória a Deus nas maiores alturas!” (Cânticos da natividade: sermões selecionados sobre Lucas 1 & 2. Monergismo, p. 204). Contemplar a visão gloriosa das boas novas de salvação resulta em louvor e adoração. Aqueles que experimentam a paz na alma são impulsionados para uma vida de gratidão, louvor e adoração ao Deus salvador.

2 – A Nossa Paz

Os seres humanos guerreiam e têm tribulações, angústias e tristezas das mais variadas. Diante de tantas angústias e tribulações, será possível encontrar essa paz? No cerne de todo esse sofrimento está a carência dos homens pela paz na alma. A paz que os homens procuram é fruto da reconciliação com Deus. A paz dos romanos foi uma paz conquistada com muito derramamento de sangue, mas a paz anunciada pelos anjos é a paz na alma, de um reino que está vindo, quando o mal desaparecerá. Quando olhamos para a manjedoura enxergamos ali o Filho de Deus, o único capaz de nos dar esperança.

Como receber a paz e ao mesmo tempo glorificar a Deus? Paulo respondeu escrevendo aos Romanos: “Justificados, pois, mediante a fé, temos paz com Deus por meio do nosso Senhor Jesus Cristo.” (Rm 5:1). “Que Deus, a fonte de esperança, os encha inteiramente de alegria e paz, em vista da fé que vocês depositam nele, de modo que vocês transbordem de esperança, pelo poder do Espírito.” (Rm 15:13). Crendo nas promessas de Deus para nós em Cristo é que recebemos paz e glorificamos a Deus nos mais altos céus. A Deus toda a glória nos mais altos céus! Que Deus te abençoe com paz!

Por: Rev. Luís Roberto Navarro Avellar

CategoryArtigos, Música, Pastoral
Write a comment:

*

Your email address will not be published.

Left Menu Icon