Extraído e Adaptado de Monergismo.com

Muitos pais não sabem o que fazer para conduzir a família ao Senhor. Peter Hammond, ao escrever um artigo intitulado Reformando Nossas Famílias, propõe algumas atitudes para assegurar que nossas crianças sejam criadas no amor e temor do Senhor.

1. A Bíblia antes do café da manhã: É essencial instaurarmos lares centrados na Bíblia. Existem várias formas para isso. Primeiramente, podemos estabelecer o princípio da “Bíblia Antes do Café da Manhã”. Encoraje cada membro de sua família a levar seus pedidos de oração, ou ler uma passagem da Escritura ou fazer uma leitura devocional em família antes da refeição matinal.

2. Escritura antes do jantar: Como o jantar costuma ser o momento mais importante de comunhão entre as famílias, seria ideal estabelecer o princípio da “Escritura Antes do Jantar”. Poderia ser a leitura de um capítulo de Salmos ou Provérbios toda noite, ou também o estudo baseado em um livro devocional.

3. Culto Doméstico depois do jantar: Algumas famílias podem preferir cultuar depois do jantar, e poderia ocorrer ao redor da mesa de jantar, num quarto ou na sala. O importante é que Escritura, Salmos, Hinos e orações sejam parte diária de toda família cristã. Isso não significa que tais cerimônias precisam ser longas. Particularmente em famílias com filhos pequenos, seria melhor manter esses devocionais curtos, alegres e focados. Crianças se desenvolvem com repetições, portanto, a família pode incorporar memorizações básicas da Oração de Deus, dos Dez Mandamentos e do Credo Apostólico.

4. Histórias Bíblicas e Oração antes de dormir: Um dos momentos mais importantes em qualquer família cristã com crianças deveriam ser as histórias bíblicas e oração antes de ir para a cama. Esse deveria ser um tempo de comunhão agradável e vibrante, seja juntos no sofá ou na cama, usando livros de histórias com figuras coloridas, se possível, e regularmente fazendo perguntas envolvendo as crianças nessas grandes histórias da Palavra de Deus.

Muitos pais dirão que não tem tempo para isso. Bem, você certamente terá se reduzir seu tempo na televisão e nos jornais. Na eternidade, qual terá sido a utilidade, para você e seu filho, do tempo gasto toda semana na frente da TV assistindo a escândalos locais? Desligue a TV e você terá tempo suficiente para discipular suas crianças!

___________
Texto publicado no boletim da Igreja Presbiteriana de Jundiaí de 18/5/2014.
Extraído e adaptado do site Monergismo.com

IP Jundiai

CategoryArtigos
Left Menu Icon